Passear por áreas verdes e ficar bem próximo à natureza. Percorrer estradas secundárias e, depois de uma curva, se surpreender com a beleza da paisagem rural bordada por plantações coloridas, ou pela mata fechada e muitos rios. Admirar as belíssimas paisagens e observar, do alto da serrinha, a vastidão do horizonte , percebendo que no final do olhar há uma surpreendente represa, a Iraí, com 52,5 bilhões de litros de água, responsável por boa parte do abastecimento dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba e atendendo a 2 milhões de pessoas.

É o trajeto da Corrida das Nascentes do Iguaçu, que este ano acontece no dia 17 de agosto e está com inscrições abertas. A corrida já está na 10ª edição, mas ainda causa surpresa e admiração pela beleza do percurso. São 108 quilômetros de trajeto, passando por estradas estaduais, vicinais e rurais; propriedades de colonos que ainda cultivam os usos e costumes dos antepassados que ficaram em terras distantes; pequenas ruas ou largas e modernas avenidas que cortam os municípios de Piraquara, Quatro Barras, Pinhais, Campina Grande do Sul, Bocaiúva do Sul, Colombo, Almirante Tamandaré, Campo Magro e Curitiba.

Um trajeto que revela a história do abastecimento de água em Curitiba, cujo caminho corta os rios Piraquara, Iraí, Palmital, Atuba, Barigüi e Passaúna, todos afluentes do Rio Iguaçu. As paisagens são bucólicas e a natureza exuberante.

Este ano, com a participação de Bocaiúva do Sul, a corrida expande seu percurso para além da bacia hidrográfica do rio Iguaçu, passando pelas cabeceiras do Capivari, que integra a bacia do rio Ribeira, percorrendo caminhos com paisagens campestres e muito ar puro. Esta prova é mais do que correr ou pedalar no meio da mata. É também divulgar as peculiaridades turísticas, naturais e ambientais de municípios da região metropolitana, comenta o secretário municipal de Assuntos Metropolitanos, Walfrido Prado.

Diversidade de atrações

A Corrida de Revezamento das Nascentes começa em Piraquara, cidade cujo nome em tupi significa toca de peixe e que possui 93% do seu território considerado área de proteção ambiental. É uma região de um aglomerado de verde que inclui mananciais, montanhas, 1.260 nascentes e muitas estradas rurais que fazem do lugar um rico patrimônio cultural e ambiental.

A partir daí, os atletas percorrem uma parte do chamado Caminho Trentino, desde a sede do município até os mananciais da serra, passando por estações de trem, restaurantes típicos, pequenas comunidades, chácaras de agricultores e uma profusão de verde, araucárias, a serra de Anhangava e o Caminho de Itupava.

O próximo município do percurso é Quatro Barras, que tem em seu território o traçado original da Estrada da Graciosa, construída entre 1854 e 1873. No Roteiro da Graciosa são encontradas diversas chácaras, a maioria de agricultura familiar, onde o visitante pode adquirir frango orgânico, hortaliças, frutas, sucos, mel, doces, geléias, compotas e embutidos. Não saio daqui por nada. Estou há 18 anos neste paraíso diz Luisa Lovatto, que mora na rota do turismo da Região Metropolitana de Curitiba. Somos muito visitados. Esta é uma região que vem sendo descoberta por quem gosta de floresta com variada biodiversidade, próxima aos grandes centros urbanos, afirma.

Reduto ecológico, toda a rota oferece uma grande diversidade de locais para a prática do turismo de aventura, como mountain bike, caminhadas, trekking, escalada e cavalgada, ou simplesmente para o contato com a natureza.

Seguindo a trilha traçada para a Corrida das Nascentes, o trajeto passa por Campina Grande do Sul em direção ao município de Colombo. A cidade é povoada em sua grande maioria por imigrantes italianos. Esta cultura pode ser apreciada nas fachadas das residências que têm estilo colonial e a nomenclatura de lojas, restaurantes e outros pontos de comércio. A trilha segue por uma breve passagem pela Estrada da Ribeira e a parada obrigatória na nascente do rio Capivari, com bica na beira da estrada para se refrescar com água fresca.

O percurso segue para Almirante Tamandaré, passando pelas nascentes do rio Passaúna, que abastece quase 570 mil pessoas na Grande Curitiba, e do rio Barigui, que nasce na Serra da Betara. Mas um dos locais mais bonitos é a Estrada do Marmeleiro, que abriga a centenária igreja de Nossa Senhora da Luz do Marmeleiro e a casa de Isolmira Dalprá Trevisan, construída há 110 anos e que continua sendo uma atração pela beleza e localização.

Em Campo Magro, penúltima cidade do percurso, mais surpresas. Área com rico potencial hídrico, conta com inúmeras belezas naturais, como morros, cachoeiras e áreas de conservação da mata nativa. Daí, é seguir para a chegada, entrando pelo bairro de Santa Felicidade, já em Curitiba.

O destino é o Bosque de São Cristóvão, onde uma comida italiana espera os atletas, seus parentes e amigos.

Inscrições

As inscrições para a 10ª Corrida de Revezamento das Nascentes do Iguaçu estão abertas e são limitadas a 1.200 atletas ou 100 equipes e 500 ciclistas.

Para a inscrição da equipe é necessário fazer o cadastro na Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude, localizada na Rua Solimões, 160 – São Francisco, das 8 horas ao meio-dia e das 14 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, mediante apresentação de documento de identidade e CPF.

Interessados podem também podem se inscrever pelo e-mail [email protected], anexando cópia do RG e CPF, número de telefone e email pessoal.

Outras informações sobre inscrições, percurso e premiação podem ser obtidas no site www.curitiba.pr.gov.br , no ícone Esportes e Programas – Corridas, na página da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude.

Categorias

Serão aceitas inscrições para as seguintes categorias:
Aberta Masculina (atletas com qualquer idade, com no mínimo 16 anos, nascidos até 31 de dezembro de 1997, com ritmo de prova da equipe inferior a 5min30seg o km;

Veterana Masculina (atletas nascidos até 31 de dezembro de 1973, 40 anos em diante e com ritmo de prova da equipe inferior a 6:00 (minutos) o km;

Aberta Feminina (atletas com qualquer idade, com no mínimo 16 anos, nascidas até 31 de dezembro de 1997 e com ritmo de prova da equipe inferior a 6 minutos o km;

Mista ( atletas com qualquer idade, com no mínimo 16 anos, nascidos até 31 de dezembro 1997, onde corram pelo menos 2 mulheres, com ritmo de prova da equipe inferior a 5min30seg o km;

Livre ( atletas com qualquer idade acima de 16 anos. Nesta categoria é livre a composição da equipe (masculino e feminino), com o ritmo de prova da equipe de até 7:00 (minutos) o km).