A partir da próxima semana, Curitiba recebe duas grandes feiras/convenções que prometem movimentar mais de R$ 20 bilhões em negócios. Na segunda-feira que vem, começa a ABAD 2014 Curitiba — 34ª Convenção Anual do Atacadista Distribuidor — que segue até o dia 7 de agosto. E do dia 6 até 8 de agosto, acontece a 6ª Transportar 2014, feira de Transporte Intermodal e Logística promovida pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar).

Para a ABAD, que acontece no Expo Trade Pinhais, são aguardadas mais de 35 mil visitações ao longo dos quatro dias do evento, que deve gerar mais de R$ 20 bilhões em negócios. Esta é uma das principais feiras de negócios de todo o País, e que atrai convencionais de todo o Brasil e também do exterior.
A Sessão Solene de Abertura será comandada por José do Egito Frota Lopes Filho, presidente da ABAD, e Paulo Hermínio Pennacchi, presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios do Estado do Paraná (Sincapr) e contará com palestra do economista Eduardo Giannetti da Fonseca.

Transportar — O Transportar 2014 reúne expositores das mais variadas áreas do segmento de transporte e acontece entre os dias 6 e 8 de agosto, das 15 às 22 horas, no Expo Renault Barigui, em Curitiba.
É uma feira de sucesso, pois 85% dos expositores participam do evento há pelo menos três edições, além de já ter movimentado mais de 80 milhões desde a sua criação. Buscamos sempre inovar, trazendo o que há de mais tecnológico em produtos, equipamentos e serviços, ressalta presidente do Setcepar, Gilberto Cantú.

Em 2012, mais de R$ 18 milhões em negócios foram gerados em Curitiba durante a Transportar. Na ocasião, durante os três dias de evento, aproximadamente 11 mil pessoas visitaram a feira e aproveitaram a oportunidade para ver as principais empresas do Brasil na categoria. Para Cantú, o evento é uma excelente oportunidade para se fazer negócios e debater assuntos relevantes para o setor.

Turismo de negócios — Neste segundo semestre de 2014, Curitiba vai receber aproximadamente 71 eventos apoiados pelo CCVB – Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau. Apenas seis deles serão os prinicpais responsáveis pela vinda de mais de 80 mil turistas de negócios e pela geração de receita de aproximadamente R$ 70 milhões.

Dos 71 eventos, 25% são feiras, 61% técnico-científicos e 14% são de outras categorias. Esses números mostram a importância do segmento e como Curitiba tornou-se uma cidade atraente para receber diferentes eventos, por possuir política urbana, mobilidade, conectividade, infraestrutura, logística e localização privilegiada.