O presidente da Associação Brasileira de Bares e Casas Noturnas (Abrabar), Fábio Aguayo, fez um alerta para as autoridades do Estado. Milhares de jovens podem estar falsificando documentos de identidade para frequentar as casas noturnas no Estado. Segundo Aguayo, o alerta partiu de uma série de denúncias que a Abrabar vem recebendo dos próprios pais e mães destes adolescentes.

A presença de jovens menores de 18 anos desacompanhados nestes ambientes pode ser confirmada pela Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu). Nas blitze que realizou entre janeiro e junho deste ano apenas em Curitiba, a Aifu apreendeu cinco adolescentes e orientou outros 47.

Embora não tenha números seguros sobre a quantidade de jovens menores que frequentam a noite, Aguayo diz que é necessário uma ação tanto dos estabelecimentos quanto do poder público. Além das denúncias que chegam à Abrabar, Aguayo conta que não é raro que se encontrem documentos falsificados descartados nos banheiros dos estabelecimentos.

O presidente da Abrabar propôs uma campanha de orientação tanto em Curitiba quanto para todo o Estado, para evitar ou diminuir a prática de se falsificar o documento de identidade. Também apoia um maior rigor contra as casas que fazem vista grossa com esse tipo de cliente.

Sabemos de casas noturnas que estão na mira da fiscalização pela facilitação de ingresso de menores de 18 anos, mas principalmente de não exigir documentos originais, diz Aguayo. A Abrabar diz estar avisando suas afiliadas para que se preocupem com essa prática para evitar problemas maiores e também sobre a imagem negativa que fica para o setor.