SÃO PAULO, SP – A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou na noite deste domingo (27) que sete pessoas morreram e outras quatro ficaram feridas na chacina ocorrida na madrugada de sábado (26) em Carapicuíba, na Grande São Paulo. A polícia havia divulgado, após o crime, que os óbitos totalizavam oito.
Segundo a pasta, um boletim de ocorrência complementar foi feito para retificar que um caso registrado como homicídio trata-se de uma tentativa de homicídio. A vítima em questão permanece internada.
Um policial militar foi preso sob suspeita de envolvimento nos crimes após ter o mandado de prisão preventiva expedido. Segundo a polícia, ele disse ter sido atingido por um tiro na perna durante uma tentativa de assalto, mas a mulher que o PM afirmar estar com ele na ocasião confessou a farsa. O nome do policial não foi informado.
Ao todo, foram registrados quatro ataques na noite dos crimes. O primeiro, na rua Comendador Dante Carraro, deixou cinco mortos e dois feridos; o segundo, na rua Jaci, a 500 metros do primeiro, teve um morto; o terceiro, na rua Diógenes Ribeiro de Lima, teve um morto e um ferido; e, o quarto, na rua Rio Branco, teve um ferido.
Em todos os casos, os disparos foram feitos por homens em um carro e duas motos. Entre as vítimas está uma mulher grávida de três meses. Ela estava em um dos bares atacados. Segundo a polícia, ela foi atingida por um tiro de espingarda na cabeça, e não tinha passagem pela polícia.
A polícia afirmou que apurava se os crimes foram motivados pela morte de um soldado da PM no último dia 19. Ele foi encontrado morto com dois tiros dentro de um carro na estrada do Jacarandá, em Carapicuíba.
A Corregedoria da Polícia Militar informou, por meio da Secretaria de Segurança Pública, que “tem regulamentos rígidos e um processo de fiscalização que permite extrair das fileiras da PM aqueles que não se enquadram nesta disciplina exigida. Desde o início do ano, 174 PMs foram demitidos.”
No último dia 13, cinco pessoas -três rapazes e dois homens adultos- foram mortas a tiros em uma chacina na cidade. Outras três pessoas ficaram feridas. Segundo a polícia, criminosos armados se aproximaram, em dois carros, do grupo de pessoas que conversava em frente a uma lan house na rua da Fábrica. Quatro homens desceram e dispararam contra as vítimas.