SÃO PAULO, SP – A França vai facilitar o asilo a cristãos do Iraque que sofrem perseguição por parte dos radicais islâmicos, anunciaram os ministros das Relações Exteriores e do Interior.
“Vamos ajudar os deslocados que fogem das ameaças do Estado Islâmico e estão refugiados no Curdisão”, indicaram Laurent Fabius e Bernard Cazeneuve.
Os cristãos de Mossul, a segunda principal cidade do Iraque, que caiu em mãos dos militantes do Estado Islâmico em 10 de junho passado, tiveram de fugir em massa depois de receber um ultimato do grupo que ocupa várias cidades do Iraque.
O ultimato, do dia 18 de julho, determinava que, se não renunciassem a sua religião e se convertessem ao islã, os cristãos deveriam enfrentar a morte ou pagar uma cobrança.
Os ministros Fabius e Cazeneuve destacaram que o ultimato lançado contra essas comunidades em Mossul “é o último exemplo trágico da terrível ameaça que pesa sobre eles no Iraque, mas também na Síria e em outros lugares onde são historicamente parte integrante da região”.
Fabius e Cazeneuve estão em contato com as autoridades locais e nacionais para que se faça “tudo para garantir sua proteção”, e indicaram que receberão em breve representantes na França das comunidades cristãs no Iraque.
Os militantes do Estado Islâmico declararam um califado nas regiões que controlam no Iraque e na Síria.