FELIPE GUTIERREZ
BUENOS AIRES, ARGENTINA – Uma comissão argentina irá viajar nesta segunda (28) aos EUA para uma reunião na terça (29) com Daniel Pollack, o mediador da negociação entre o governo e os fundos com os quais o país está em litígio, encabeçados pelo NML.
A Argentina tem dois tipos de credores: os que recebem e os que não recebem. O NML faz parte desse segundo grupo, e eles não aceitaram um desconto nos seus títulos e ficaram de fora da troca de papéis que pararam de serem pagos em 2001, quando houve o último default do país.
A Justiça dos EUA decidiu que para pagar os credores que já vinham recebendo era preciso acertar com os outros também.
Mas o país depositou o último vencimento mesmo assim – o juiz do caso, Thomas Griesa, impediu os bancos de repassarem o dinheiro aos donos dos títulos. Se até quarta (30) não houve acordo, o país terá entrado em um novo default.
“Viajará uma delegação a Nova York para um novo diálogo com o mediador especialmente designado, Daniel Pollack, na terça (29). A comitiva vai estar integrada por um técnico de finanças, de assuntos legais e técnico e do tesouro”, afirmou nesta manhã o chefe de gabinete Jorge Capitanich.
O ministro da Economia Axel Kicillof, não vai a essa reunião porque irá acompanhar a presidente Cristina Kirchner em uma viagem à Venezuela.
Segundo Capitanich, os técnicos vão se reunir “para que a Argentina estabeleça condições justas e equitativas para 100% dos bonistas” e que “toda negociação leva um tempo”.