O mercado de trabalho é altamente competitivo em todos os níveis e segmentos. A cada dia os profissionais são mais exigidos em termos de capacidade de realização, produtividade, conhecimento, atualização, inteligência emocional, comunicação e tantos outros pontos. Para a pessoa com deficiência, este quadro se agrava ainda mais.


Exclusão ainda é alta
Mesmo com a Lei de Cotas (Lei nº 8.213/91), ainda é nítida a exclusão no mercado de trabalho. No Brasil, temos 45,6 milhões de pessoas com deficiência e, em 2010, de acordo com o Censo (IBGE), mais da metade da população ativa com alguma deficiência estava desempregada. De acordo com a consultora Dolores Affonso, com altos índices de desemprego e seleções cada vez mais rigorosas, é essencial que as pessoas com deficiência (PcDs) e necessidades especiais (PNEs) estejam cada vez mais qualificadas e preparadas para lutar pelo seu espaço na carreira que sonhou.  Muitas empresas ainda acreditam que esses trabalhadores são sinônimos de aumento de custos e redução de produtividade, o que é um grande engano.


Falta de incentivo e motivação
Ao se contratar uma pessoa com deficiência, mesmo não havendo um programa de inclusão, empresários, profissionais de RH e líderes devem estar engajados para que esses profissionais possam colocar em prática todo o seu potencial, tornando-se produtivos e gerando resultados como qualquer funcionário. Muitas vezes obtêm resultados acima da média pela sua dedicação e força de vontade em se superar. O oposto também ocorre, mas muitas vezes em decorrência de um ambiente hostil, inadequado e sem acessibilidade, afirma a consultora especializada em designer instrucional. Diante disso, é preciso reconhecer as diferenças, identificar sonhos, necessidades, limitações, potenciais, habilidades, como com qualquer funcionário e equipe, e promover as ferramentas adequadas para que cada um possa dar o melhor de si.


Identificar as diferenças e aproveitar a diversidade
Um exemplo simples ocorre quando temos um deficiente visual na empresa e observamos que nada é adaptado às suas necessidades, mantendo-se materiais impressos sem o uso do braile, computadores inacessíveis, falta de avisos sonoros e táteis, etc. Se a empresa adotar ferramentas adequadas, como leitor de telas, piso tátil, corrimões etc., proporcionará as mesmas condições e oportunidades, permitindo que ele exerça sua função e atividades de forma a gerar os resultados que a empresa precisa, alcançando metas e objetivos.
Adaptações simples e baixo custo
Cabe ressaltar que a maioria das adaptações é simples e de baixo custo, garante e completa: É de extrema importância, portanto, que os líderes estejam preparados para agir de forma inclusiva, integrando cada membro da equipe, identificando as diferenças e aproveitando a diversidade em prol do todo.


Curtas

* Nesta quarta-feira, o Restaurante Alfredo´s Gallery  vai apresentar novo cardápio que vai fazer parte da casa a partir de agosto. Mantendo o autêntico Fettucine Alfredo de Roma, carro-chefe do restaurante, a chef Ieda Lara vai acrescentar novas massas para adequar as formulações ao gosto do curitibano.
* O IBEF PR (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças) realiza nesta terça-feira palestra com o tema Finanças como Pilar da Governança Corporativa. O evento acontece no espaço Encontro da Amazônia. Informações: (41) 3016-2499

* A IneparTriunfo assinou com o governo do Paraná acordo de incentivos fiscais do Programa Paraná Competitivo. O objetivo é desenvolver casas populares de avançada tecnologia na unidade instalada na Cidade Industrial de Curitiba, que tem capacidade inicial para produzir 13 mil unidades habitacionais por ano. O investimento é de R$ 100 milhões.
* Responsável pelo novo posicionamento, tom da mensagem e comunicação da Jasmine Alimentos na internet, a Redirect criou campanha exclusiva para as plataformas digitais da nova linha de alimentação infantil da marca.

*  Bar do Alemão comemora resultados da Copa do Mundo. Ao todo, 32 mil pessoas passaram pelo local durante o evento e consumiram cerca de 20 mil submarinos. A Copa do Mundo do Brasil foi um sucesso para o Bar do Alemão, um dos mais notórios pontos turísticos de Curitiba. A expectativa de arrecadação do estabelecimento foi superada em 20% ante ao projetado, com aumento de 44% no faturamento em comparação com o mesmo período do ano passado.


Frase

Desconfie do destino e acredite em você. Gaste mais horas realizando que sonhando, fazendo que planejando, vivendo que esperando. Porque, embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive, já morreu.
(Sarah Westphal)