O Paraná tem sete parlamentares na lista dos 100 mais influentes do Congresso Nacional. A lista elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessores Parlamentares (Diap) leva em consideração a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade e a facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas. Entre os debatedores estão os senadores Álvaro Dias (PSDB), Gleisi Hoffmann (PT), Roberto Requião (PMDB) e o deputado federal Rubens Bueno (PPS).

Articuladores
Os articuladores são os deputados federais Dr. Rosinha (PT) e Eduardo Sciarra (PSD). O deputado Federal Luiz Carlos Hauly (PSDB) aparece na lista como formulador. Outros três deputados paranaenses aparecem como cabeças em ascensão. São eles Alex Canziani (PTB), Fernando Francischini (SD) e Fernando Giacobo (PR). Já os deputados Abelardo Lupion (DEM), André Vargas (PT) e Osmar Serraglio (PMDB) saíram da lista dos cabeças neste ano. Entre os 100 parlamentares que comandam o processo decisório no Congresso, 63 são deputados e 37 são senadores. Os Cabeças do Congresso Nacional são, na definição do Diap, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades descritas. A pesquisa inclui apenas os parlamentares que estavam no efetivo exercício do mandato de fevereiro a junho de 2014.

Palanque disputado
Depois do tenso encontro de ontem na 38ª edição do ‘Personalidade Aecic’, da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (AECIC), os três principais concorrentes ao governo do Estado têm novamente uma agenda em comum hoje. O governador Beto Richa (PSDB), o senador Roberto Requião (PMDB) e a senadora Gleisi Hoffman (PT) se alternam no palanque ao longo do dia durante o evento de comemoração do aniversário de 388 anos de Paranaguá, no Litoral do Paraná.

Tapetão
Quatro dos cinco processos analisados na sessão de ontem no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná envolvem o governador Beto Richa e o senador Roberto Requião. Em todos os casos, os juízes pediram vistas e adiaram o julgamento para hoje. Dois processos são recursos de Requião contra a condenação das multas por veicular na página do Senado dois vídeos de autopromoção. Em um deles, Requião agradece aos membros do PMDB pela candidatura própria e no outro enaltece a candidatura do filho Maurício Requião para deputado estadual pelo partido. As outras duas ações são de Requião contra o candidato à reeleição Beto Richa por promoção pessoal em folhetos institucionais da Copel. O governador teria comparado a gestão atual à administração do ex-governador Requião. O quinto processo analisado pelo TRE-PR na sessão de ontem não estava disponível para consulta e também teve o julgamento adiado.

Testemunhas
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados volta a se reunir na tarde de hoje para ouvir mais testemunhas no processo contra o deputado André Vargas (ex-PT), acusado de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef. Vargas é investigado por ter atuado em favor do Labogen, laboratório que pretendia fechar um contrato com o Ministério da Saúde. A empresa seria um laboratório de fachada do doleiro, preso pela Polícia Federal na operação Lava Jato, de combate à lavagem de dinheiro. Devem depor também hoje o coordenador operacional da Arquidiocese de Aparecida, Denir Campos, e o consultor jurídico do Ministério da Saúde, Fabrício de Oliveira Braga.

Propina
O líder do PPS na Câmara dos Deputados, Rubens Bueno, anunciou ontem que deve entrar hoje com representação na Corregedoria da Casa em que pede a apuração do suposto envolvimento do deputado federal Rodrigo Bethlem (PMDB-RJ) com um caso de corrupção revelado no último fim-de-semana. Bethlem, que é candidato à reeleição, é acusado de receber propina quando era secretário municipal no Rio e de manter uma conta na Suíça não declarada à Justiça Eleitoral, segundo gravações divulgadas pela revista Época.

Pensão
A revista mostra gravações feitas pela empresária Vanessa Felippe, ex-mulher de Bethlem, em que o deputado diz receber, na época em que foi secretário municipal no Rio, dinheiro proveniente de convênios firmados pela prefeitura com ONGs. Durante uma negociação de pensão com a ex-mulher gravada em 2011, ele afirma ter uma receita de R$ 100 mil. Na época, ele recebia cerca de R$ 18 mil de salário líquido, segundo a revista. Para o líder do PPS, o caso é grave e exige da Câmara dos Deputados investigação sobre a conduta do parlamentar.

Tenda
A campanha da coligação Paraná que Acredita inaugura oficialmente hoje a tenda digital de campanha para coordenar a propaganda eleitoral pela internet. A Tenda Digital Beto Richa 45 é coordenada pelo filho do candidato à reeleição, Marcello Richa. São mais de 20 computadores conectados somente na central para monitorar e produzir conteúdo para as redes sociais das equipes e voluntários.