Participar de um processo seletivo não é fácil. Além de passar por diversas etapas, o candidato precisa demonstrar ter o perfil certo para a respectiva vaga. No entanto, em algumas situações, pode surgir a dúvida: falo a verdade ou não? Para saber mais sobre o assunto, o Nube realizou uma pesquisa com 8.911 internautas mais jovens, intitulada “Você já mentiu para garantir sua empregabilidade?”
A enquete ficou disponível no site de 7 a 18 de julho e as alternativas foram: “Claro, vivemos entre hipócritas”, “Sim, a sociedade incentiva isso”, “Sim, se eu falar tudo perco meu estágio/trabalho”, “Não, prefiro ser sempre franco” e “Não, a verdade deve sobressair doa a quem doer”.
O vencedor disparado foi “Não, prefiro ser sempre franco”, com 70,80%. Para Erick Sperduti, Coordenador de Recrutamento e Seleção do Nube, o resultado não foi surpreendente. “Sempre orientamos os estudantes em relação à importância de ser sincero. Além disso, mostramos as possíveis consequências em não ter um comportamento natural durante uma dinâmica”, comenta.

Em seguida, com 19,95%, veio “Não, a verdade deve sobressair doa a quem doer”. Para o especialista, é importante sempre falar a verdade. “Inventar ou ocultar um dado pode trazer impactos negativos na trajetória profissional. Mais cedo ou mais tarde, a mentira é descoberta e isso pode ‘manchar’ a imagem do candidato, afetando também seu networking”, explica Sperduti.
Os três resultados finais ficaram bem próximos e, ao contrário dos primeiros, confessaram o desvio de informações: “Sim, se eu falar tudo perco meu estágio/trabalho” (4,08%), “Sim, a sociedade incentiva isso” (3%) e “Claro, vivemos entre hipócritas” (2,17%).
“Muitos jovens ficam curiosos para saber como estão sendo avaliados, imaginando o perfil mais adequado para a vaga. Talvez por isso, em certos casos, omitam alguma informação e até mesmo não sejam muito transparentes. Porém, os selecionadores possuem recursos para identificar esse tipo de postura”, finaliza Sperduti.

Veja o resultado da pesquisa

Não, prefiro ser sempre franco                                    70,80%

Não, a verdade deve sobressair doa a quem doer         19,95%

Sim, se eu falar tudo perco meu estágio/trabalho          4,08%

Sim, a sociedade incentiva isso                                    3%

Claro, vivemos entre hipócritas                                   2,17%