SÃO PAULO, SP – A Sabesp, responsável pelo abastecimento de água em São Paulo, afirmou que 26% dos clientes da região metropolitana da capital aumentaram o consumo durante a Copa do Mundo, ante um aumento de 21% no mês anterior. De acordo com a estatal, as leituras foram feitas entre os dias 15 de junho e 15 de julho e são referentes aos últimos 30 dias de consumo.
A Sabesp afirmou que o aumento do consumo foi incentivado pelo “calor atípico para o período” e ressaltou que o “balanço engloba as férias escolares e a Copa do Mundo.”
Mesmo nessas condições, a empresa afirmou que 46% dos consumidores conseguiram economizar mais de 20% e receberam um bônus de mais 30%, enquanto outros 28% gastaram menos, mas não conseguiram o desconto extra.
Na região abastecida pelo reservatório do sistema Cantareira, onde o abastecimento é considerado crítico, a Sabesp registrou um aumento de 24% do consumo, ante 14% no mês anterior. Na mesma área, 49% das pessoas atingiram o bônus de economia e 27% reduziram o consumo.
RACIONAMENTO
O Ministério Público Federal recomendou ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) e à Sabesp que apresentem projetos para o imediato racionamento de água na região do Cantareira, para evitar um colapso de abastecimento. Nesta terça-feira (29), o nível do sistema Cantareira chegou a 15,7%.
Alckmin, porém, aguarda autorização dos órgãos reguladores para captar uma segunda cota, de 100 bilhões de litros, do chamado “volume morto” (reserva de água abaixo da linha de captação das represas). A Sabesp disse, em nota, que discorda do racionamento e que garante o abastecimento até a chegada da estação chuvosa.