MARCO ANTÔNIO MARTINS
RIO DE JANEIRO, RJ – O Exército manterá a ocupação, iniciada em abril, no Complexo da Maré, zona norte do Rio. A saída dos militares estava marcada para a próxima quinta-feira (31), mas um acordo entre o governo federal e o governo do Rio levou à prorrogação do acordo.
O governo, porém, não informou até quando o Exército continuará na região.
A decisão de prorrogar a ocupação aconteceu na manhã desta terça-feira ( 29) após uma reunião no Palácio Guanabara, sede do governo do Rio. Participaram da reunião o governador Luiz Fernando Pezão, o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame e os ministros da Justiça, Luiz Eduardo Cardoso e da Defesa, Celso Amorim. Ainda estiveram no encontro a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki e o chefe do Estado Maior das Forças Armadas, general José Carlos de Nardi.
“Vimos que a ocupação na Maré vem sendo bastante exitosa, por isso, vimos a necessidade de prorrogar a GLO (Garantia da Lei e da Ordem)”, afirmou o ministro Cardozo sobre a ocupação.
Para renovar a ocupação das Forças Armadas na comunidade é necessário que a presidente Dilma Rousseff assine uma nova GLO que dá poder de polícia ao Exército, além de regulamentar o local e o período da presença militar naquele local.
Desde 5 de abril, militares do Exército e da Marinha (fuzileiros navais) ocupam o complexo de favelas da Maré. No momento, há um efetivo no local de 2.400 militares.