De cada 27 passageiros que utilizam os micro-ônibus no transporte público de Curitiba, dez fazem o pagamento em dinheiro, ou 37% por total ainda não faz uso do cartão transporte. O número 27 é a média de passageiros por viagem em cada uma das linhas que utilizam veículos menores. No total, essas linhas atendem 70 mil passageiros pagantes por dia.
Com a mudança que acontece a partir da sexta-feira, quando só será aceito o cartão transporte para o pagamento da passagem em micro-ônibus, a emissão de cartão transporte bateu um novo recorde na segunda-feira, quando foram feitos 1.252 cartões. Esse número é três vezes e meia maior do que a média de junho, de 350 cartões transporte usuário emitidos por dia. No total, em 13 dias foram feitos 11.509 cartões.
A maior procura tem sido no posto da Praça Rui Barbosa (2.719 cartões transporte emitidos), na Travessa Nestor de Castro (1.943) e na sede da Urbs (1.458). O cartão transporte pode ser feito em nove endereços bastando apresentar CPF e documento de identidade original com foto. A primeira via é gratuita.

A partir da sexta-feira a passagem em 66 linhas de micro-ônibus só poderá ser paga com cartão transporte. A relação das linhas está disponível na página inicial do site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br).
A carga de créditos pode ser realizada na Urbs, também gratuitamente, ou pela internet — nesse caso os créditos estarão disponíveis em até 72 horas. A partir da próxima sexta-feira a carga de créditos também poderá ser feita em 23 endereços — bancas de revistas e jornais na região central e pontos comerciais em terminais de transporte.
A operação de carga de créditos, nesses locais, vai custar R$ 1,00. Também nesses endereços será possível comprar o cartão avulso, que vai custar R$ 3,00 sendo a operação da primeira carga gratuita. O cartão avulso poderá ser carregado até o saldo máximo de 25 créditos.