Ver TV é uma coisa. O home theater elevou a experiência a um patamar mais elevado. As TVs de alta resolução também. Mas e que tal um cinema mesmo em casa? Sim, é possível. Plenamente possível poder aproveitar os momentos em casa para assistir a um filme com a família e amigos em clima de cinema. Com uma vantagem: pipoca e refrigerante bem mais baratos.

Nem todas as casas, claro, teriam condições de ter uma sala de cinema com vinte poltronas de cinema. Mas não é por isso que não se pode dar um jeito para que a sala de TV se pareça com uma sala de projeções.

Para ter uma sala de cinema em casa, a grande dica é que as atenções sejam voltadas exclusivamente para a tela. Afinal, o que passará nela sempre será a atração principal. As arquitetas Flávia e Roberta Bonet projetaram uma, para um edifício residencial.  “Pensamos em um espaço interativo, que agradasse as mais variadas idades, lembrando sempre da qualidade necessária para a acústica da sala”, afirmou Flávia.

Para quem deseja um ambiente exatamente igual ao de cinema, alguns detalhes são necessários para que traga a real sensação de estar em uma sala de projeção. Desde a instalação dos equipamentos e a escolha das caixas de som até o isolamento acústico do ambiente. “O grande desafio deste espaço é o isolamento sonoro, afirma Roberta Bonet. Segundo ela, carpete no piso e couro nas poltronas evitam a propagação do som para fora do ambiente. Um gesso específico, com material e formas especiais, auxilia no isolamento acústico.

Segundo Roberta, se a ideia for ter um espaço mais simples, basta escolher um aparelho televisor de qualidade e investir na decoração temática.

A iluminação também pode proporcionar às pessoas uma melhor experiência no momento de assistir ao filme. Ela precisa ser instalada de maneira que afete indiretamente a tela, mostrando para os telespectadores o caminho da saída enquanto a transmissão ainda estiver acontecendo. Roberta sugere cortinas de veludo com forro nas janelas. Esta foi uma ideia efetiva para o isolamento acústico e o isolamento de iluminação, afirmou.

Outro ponto muito importante para os amantes da telona é estabelecer um espaço que obedeça a proporção entre o tamanho da televisão e a primeira fileira de poltronas — ou, para salas menores, o sofá. Para que ninguém fique com a vista cansada, a distância deve ser de, no mínimo, dois metros (da tela), indica Flávia. O tamanho do local também influencia na qualidade da transmissão do filme. Para quem pretende inserir um televisor de 42 polegadas, por exemplo, o tamanho ideal da sala é de mais ou menos 20 metros quadrados, variando de acordo com as necessidades do morador, como a quantidade de assentos.

E, após pensar em todos estes detalhes, a dica é investir na decoração da sala. Cortinas de blecaute, pufes, tapetes e itens que remetam ao cinema, como quadros com fotos de astros das telonas, cenas ou cartazes dos filmes preferidos, tornarão a experiência mais divertida. Uma ambientação adequada pode deixar as pessoas mais vidradas no que estão assistindo.


DICAS

Como tornar a sala de casa mais semelhante a uma sala de cinema

– Decorar a sala para que as atenções sejam voltadas exclusivamente para a tela.
– Pensar no isolamento acústico da sala em relação a outros ambientes
– Instalar a iluminação de maneira que afete indiretamente a tela.
– Estabelecer um espaço que obedeça a proporção entre o tamanho da televisão e os assentos.


CINEMA
Desenvolvida pelas arquitetas Flávia e Roberta Bonet para um empreendimento residencial, uma sala de cinema foi criada para proporcionar mais conforto e qualidade a estes instantes. Com 30 metros quadrados, a área se enquadra no estilo contemporâneo do edifício, com linhas que remetem ao neoclássico. O ambiente, que tem 12 confortáveis poltronas revestidas em couro natural e um telão, traz uma decoração moderna, com todos os detalhes em preto, do carpete à marcenaria, feita sob medida