O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) desencadeou, nesta quarta-feira (30), a Operação Sandcastle, que investiga desvios de cargas e veículos na Região Sudoeste do Estado. Foram cumpridos onze mandados de busca e apreensão e duas pessoas foram presas em flagrante pela prática de crimes contra a saúde pública e contra as relações de consumo.

Os mandados foram cumpridos nos municípios de Realeza, Candói, Mafrinópolis e Salgado Filho. Participaram da operação agentes de todos os Núcleos do Gaeco, policiais militares do 21.º Batalhão e da Polícia Militar Ambiental de Francisco Beltrão, agentes da Vigilância Sanitária do Estado do Paraná, do município de Salgado Filho e da Receita.

Durante a ação, em vários depósitos de estabelecimentos comerciais, foram encontrados e apreendidos lotes de produtos alimentícios com data vencida ou adulterada, com substituição de rótulos, além de produtos com origem não identificada. Também foram apreendidos medicamentos e cosméticos sem registro nos órgãos de Vigilância Sanitária, além de veículos, computadores, documentos, máquinas de etiquetagem e rotulagem e munições.

As investigações, realizadas pelo Gaeco de Foz do Iguaçu, foram iniciadas há cerca de dez meses.