Após reunião dos BRICS, realizada em Fortaleza, o intercâmbio entre os países pertencentes ao bloco foi reforçado, inclusive no segmento de educação. Prova disso, é que a Universidade Estatal de Moscou (MSU), na Rússia, abriu o processo de inscrição, por meio da Aliança Russa, para a seleção de 20 estudantes brasileiros que desejam cursar a faculdade fora do país. As vagas são para graduação e pós-graduação e as inscrições vão até 8 de agosto, sendo que o embarque acontece em duas etapas: setembro de 2014 e fevereiro de 2015.

Entre os incentivos para os candidatos das vagas está a relação custo-benefício de ensino, com valores inferiores aos praticados no Brasil, e a oportunidade de estudar em uma das 100 melhores universidades do mundo. Além disso, os interessados em iniciar a graduação poderão escolher um dos 128 cursos disponíveis nas 39 faculdades da MSU, enquanto alunos de pós-graduação terão a possibilidade de especializar-se em 18 ramos de ciências e humanidades, em 168 áreas diferentes. Outro incentivo para os estudantes são os diversos tipos de cursos acadêmicos e trabalhos de pesquisa que a universidade oferece, sendo grande parte deles realizados em museus, ou a bordo de navios científicos.

Localizada na capital Moscou, a MSU é reconhecida por sua excelência no ensino acadêmico e investigação científica, além de ser considerada a melhor universidade do país. Em seus mais de 250 anos de história, a Universidade teve 11 ganhadores do Prêmio Nobel, entre professores e alunos. Do ponto de vista da engenharia, o campus da Universidade de Moscou é um sistema extremamente complexo, com área útil de 1 milhão de metros quadrados espalhados em 1.000 edifícios. Além disso, a MSU conta com residências-dormitório que abrigam mais de 12 mil alunos e um total de 5 mil professores em seu quadro de educação.

INSCRIÇÕES E IDIOMA

O candidato interessado em estudar na Universidade Estatal de Moscou passa por um processo seletivo avaliado pela MSU e administrado pela Aliança Russa, que inclui reunião com os pais, análise de histórico escolar e currículo, tudo para garantir que o aluno se encaixe no perfil da faculdade.

Para ter acesso à instituição o estudante investe, aproximadamente, entre R$ 7.000 e R$ 12.000 por ano em despesas entre curso e moradia – valor muito inferior ao das universidades particulares no Brasil. O custo cobrado é simbólico devido à política de incentivo a estudantes estrangeiros adotada pelo governo russo. O investimento inclui também direito a seguro médico, tutoria acadêmica e moradia universitária.

Apesar de ter suas aulas ministradas em russo, o aluno que não tem conhecimento do idioma não deve se preocupar, já que a Aliança Russa oferece a opção do estudante frequentar a Faculdade Preparatória por nove meses antes do período letivo. Lá, eles aprendem todos os termos técnicos necessários para o aprendizado, além de um curso completo da língua.

Os interessados devem se inscrever pelo site www.aliancarussa.com.br ou pelo telefone (11) 4551-3836.

ESTUDO RECONHECIDO

Aliança Russa é representante oficial das principais universidades russas no Brasil desde 2005. Seu trabalho consiste na seleção dos candidatos, no processo de orientação da faculdade, no recolhimento da documentação necessária para permanência legal do estudante na Rússia, na obtenção da vaga, inscrição na universidade e na assessoria durante a viagem até a chegada do estudante ao seu local de destino.

Ao voltar para o Brasil, o estudante submete o diploma adquirido ao processo de reconhecimento em uma universidade brasileira, um procedimento padrão para qualquer brasileiro que faça graduação em centros de ensino estrangeiros. Desde 2010, o chamado Diploma Único de Estudos Superiores da Europa, do qual a Rússia faz parte, passou a valer conforme o Tratado de Bolonha. Seu objetivo é facilitar a mobilidade dos estudantes e profissionais do ensino superior da Europa.