SÃO PAULO, SP – Ainda que o mercado mundial de smartphones tenha crescido 23,1% no segundo trimestre em relação ao período correspondente do ano passado, a Samsung enviou menos smartphones (decréscimo de 3,9% no volume e de 7,1 pontos percentuais no mercado global), segundo dados do IDC divulgados nesta quarta-feira (30).
A rival americana Apple, por sua vez, cresceu 12,4% em unidades e 1,1 ponto percentual no “market share”.
O relatório Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker aponta para um total de 295,3 milhões de celulares inteligentes enviados e um fortíssimo crescimento das fabricantes chinesas Huawei e Lenovo, que vêm logo atrás de Samsung e Apple como as mais importantes no setor (e à frente da coreana LG), com incremento de 95,1% e de 38,7% em unidades, respectivamente.
A empresa trabalha com “shipments” (envios ou, unidades produzidas e enviadas conforme demanda de revendedores). Os números não necessariamente indicam vendas maiores, embora sejam forte indicador disso.
A participação de mercado em smartphones, segundo a IDC, após o fim do segundo trimestre de 2014:
Samsung, com 25,2% (retração de 3,9% no total de envios) Apple, com 11,9% (incremento de 12,4%) Huawei, com 6,9% (incremento de 95,1%) Lenovo, com 5,4% (incremento de 38,7%) LG, com 4,9% (incremento de 19,8%) Demais (inclui Sony, HTC, Xiaomi): 45,8% (incremento de 23,1%)