SÃO PAULO, SP – O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará indeferiu, nesta quarta-feira (30), a candidatura ao Senado do ex-deputado federal Paulo Rocha (PT). Cabe recurso da decisão.
Rocha renunciou à Câmara em 2005, após ser apontado como um dos envolvidos no mensalão.
A sessão teve três votos a favor e dois contrários ao indeferimento da candidatura. Rocha foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa – seu registro de candidatura foi negado pelo fato de ele ter renunciado ao mandato de deputado federal para não responder a um processo de cassação.
Em 2005, Rocha renunciou ao mandato minutos antes de o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados instaurar processos contra os acusados de envolvimento no mensalão.
Após a renúncia, Rocha foi eleito novamente deputado federal em 2006. O petista foi absolvido da acusação de lavagem de dinheiro em 2012, após um empate em julgamento no STF (Supremo Tribunal Federal).
Rocha havia registrado a candidatura pela coligação “Todos pelo Pará”, composta pelo PT, PMDB, PC do B, PDT, DEM e outros seis partidos.
No início deste mês, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em visita a Belém, manifestou apoio à candidatura de Rocha ao Senado. “Paulo, você tem que ir para esta eleição de cabeça erguida”, disse na ocasião.
A reportagem não conseguiu localizar Paulo Rocha na noite desta quarta-feira para ouvi-lo em relação ao indeferimento da candidatura.