FLÁVIA FOREQUE
BRASÍLIA, DF – O embaixador de Israel no Brasil, Rafael Eldad, não foi condecorado pelo Itamaraty em almoço de despedida, nesta quarta-feira (30) -homenagem recorrente em eventos como esse.
O almoço foi oferecido pelo subsecretário para África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Paulo Cordeiro. Segundo a assessoria de imprensa da pasta, “a condecoração de embaixadores estrangeiros que partem do Brasil é avaliada caso a caso”.
Para isso, são considerados “critérios como reciprocidade, contribuição para o relacionamento bilateral, realização de visita de Chefe de Estado durante permanência do Embaixador no cargo, entre outros”, diz o texto.
Uma das condecorações recentes foi a do embaixador do Timor Leste, em maio deste ano. Em discurso de despedida, o secretário-geral do Itamaraty, Eduardo dos Santos, concedeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul “em reconhecimento aos serviços prestados” pelo diplomata.
As chancelarias de Israel e Brasil trocaram farpas recentes diante do conflito na faixa de Gaza. Depois de o Brasil criticar em dura nota a ação “desproporcional” de Israel, o país qualificou o Brasil de “anão diplomático”.