MARCO ANTÔNIO MARTINS
RIO DE JANEIRO, RJ – O reforço no número de policiais nas ruas do Rio de Janeiro para a Copa do Mundo não impediu o aumento dos casos roubos de rua no Estado durante o mês de junho.
Dados divulgados nesta quarta-feira (30) pelo ISP (Instituto de Segurança Pública), da Secretaria de Segurança do Rio, mostra que todos os índices considerados estratégicos pelo governo estadual cresceram em comparação com junho de 2013.
A Secretaria de Segurança concentra em “roubo de rua” todos os assaltos a pessoas, em coletivos ou roubos de telefones celulares. De acordo com o ISP, 7.954 pessoas foram roubadas nas ruas do Rio de Janeiro em junho. O número é cerca de 38% se comparado com o mesmo mês do ano passado. Em 2013, 5.733 pessoas foram assaltadas.
Isso significa que a cada dia 265 pessoas são roubadas no Estado. Em junho de 2013 foram registradas 191 vítimas diariamente.
Outros índices também apresentaram crescimento em junho.
No índice letalidade violenta, 436 foram mortas no Estado do Rio de Janeiro. De acordo com o ISP, “letalidade violenta” concentra os crimes de homicídio, lesão seguida de morte, latrocínio –que é o roubo seguido de morte– e os auto de resistência (morte em confronto com a polícia). Em junho de 2013, foram 409 vítimas.
O número de autos de resistência também chamam atenção. Em junho de 2014, 44 pessoas morreram em confronto com policiais. Em junho de 2013 foram 26, o que significa um aumento de 69% no número de mortes.
O roubo de veículos também registrou um aumento em junho. Neste ano foram 2.634 carros roubados. No mesmo mês de 2013, a polícia registrou roubos de 2.263.
O reforço no policiamento no Rio para a Copa do Mundo começou em 23 de maio e aumentou em 5.000 o número de policiais militares nas ruas da cidade durante o Mundial. A mobilização da segurança pública no Rio só voltou ao normal em 18 de julho, cinco dias após a final do torneio.