SÃO PAULO, SP – A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou, nesta quarta-feira (30), a abertura de um processo para investigar o presidente Barack Obama por suposto abuso de poder.
Controlada pelo Partido Republicano, de oposição, a Câmara votou por 225 a 201 a favor do processo.
O presidente é acusado de haver excedido suas atribuições ao fazer mudanças na lei de plano de saúde, conhecida como Obamacare, sem consultar o Congresso.
“Vocês estão dispostos a deixar o presidente escolher que leis executar e que leis mudar?”, discursou o republicano John Boehner, presidente da Câmara americana.
“Isso não tem a ver com republicanos ou democratas, tem a ver com defender a Constituição”, disse Boehner.
Em um discurso para cerca de 1.500 pessoas em Kansas City, Obama respondeu à decisão pedindo aos republicanos que “parem de odiar o tempo inteiro”.
Os republicanos se queixam também de outras medidas unilaterais que Obama teria tomado, envolvendo a política migratória e benefícios para casais homossexuais.
Já os democratas dizem que a decisão tem motivação política. O processo deve dar o tom da campanha pra as eleições congressuais de novembro.
O efeito da medida tende a ser apenas simbólico, uma vez que qualquer processo que levasse a uma punição contra Obama (como impeachment) teria que passar também pelo Senado, que tem maioria de democratas.