ESTÊVÃO BERTONI
SÃO PAULO, SP – Beneficiada com a pavimentação de uma pista de pouso, a Prefeitura de Montezuma (MG) afirma não ter documentos sobre o local, reformado pelo governo do Estado em 2007, durante a gestão de Aécio Neves (PSDB).
A família do senador e candidato à Presidência tem propriedades rurais no município. A obra custou ao Estado R$ 309 mil, mas o aeroporto permanece até hoje sem registro na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Segundo o governo de Minas, a regulamentação do aeroporto cabe ao município.
O chefe de gabinete da prefeitura, Flávio Oliveira, disse que a atual administração não encontrou os documentos da pista de pouso após assumir a gestão da cidade no começo deste ano.
Com cerca de 7.901 moradores e na divisa com a Bahia, Montezuma é administrada desde janeiro pelo prefeito Ivo Pereira (PP), eleito em dezembro de 2013 após o mandatário anterior ser cassado por compra de votos.
De acordo com a prefeitura, que guarda as chaves do aeroporto, o local fica fechado, não tem funcionário para cuidar da pista e não recebeu nenhum voo neste ano.
Nesta quarta-feira (30), Aécio admitiu ter usado a pista de Montezuma há cerca de dez anos, quando era governador, mas que disse que utilizou uma aeronave particular.
Como o aeródromo não está registrado, seu funcionamento não é autorizado. Só poderia ser usado em caso de emergência em voo, para evitar acidentes, segundo a Anac.
Irregularidades, dependendo do caso, podem ocasionar multas ao piloto, proprietário da aeronave ou do aeroporto, de acordo com o órgão.
No domingo (20), a Folha de S.Paulo revelou que o aeroporto de outra cidade mineira, Cláudio, foi construído na gestão Aécio num terreno que pertencia a Múcio Tolentino, tio-avô do ex-governador.
A área foi desapropriada pelo Estado, mas o tio de Aécio contesta na Justiça o valor da indenização, ainda não paga. Minas gastou quase R$ 14 milhões no aeroporto.
Sobre o terminal de Cláudio, Aécio também admitiu tê-lo usado e disse que isso foi um equívoco, já a pista também não tem registro regular na Anac.
TURISMO DECADENTE
O Estado afirma ter investido na pavimentação da pista de Montezuma para promover o turismo local.
Um vereador da base aliada ao PSDB ouvido pela reportagem e que pediu para não ser identificado disse que a cidade é conhecida por seu balneário de águas termais, mas que o local está há cerca de dois anos fechado para obras.
Por isso, disse o parlamentar, a região não tem atraído turistas. Segundo ele, nenhum morador da cidade tem avião.
Em um dos telefones divulgados pela prefeitura em seu site como opção de hospedagem na cidade, a funcionária de uma mercearia que aluga apartamentos diz que os quartos não são procurados por turistas desde que o balneário fechou para reformas, há cerca de dois anos.
Segundo ela, dois hotéis em construção em Montezuma suspenderam as obras até que o ponto turístico seja reaberto ao público. A prefeitura diz que o balneário pode voltar a funcionar em dezembro.