SÃO PAULO, SP – A Samsung anunciou nesta quinta-feira (31) uma queda maior do que a esperada em seus lucros durante o segundo trimestre do ano. A empresa também disse não ter certeza sobre a melhora nos resultados para o próximo trimestre.

No começo do mês, a companhia alertou para a expectativa de que os resultados do período fossem os piores já registrados em dois anos na medida em que as vendas de smartphones começaram a cair. A empresa luta para tentar competir no ramo de smartphones mais baratos que atualmente é um dos seguimentos com mais crescimento no mercado mundial.

Em Seul, a participação da empresa no mercado caiu 4%. O lucro líquido registrado de abril a junho caiu 20% e totalizou US$ 6,1 bilhões. Essa foi a maior baixa registrada pela Samsung desde o segundo trimestre de 2012. As vendas caíram 9%.

Robert Yi, diretor de relações com investidores, disse em uma teleconferência que a Samsung teve mais despesas com marketing com o crescimento da concorrência para smartphones low-end e porque tentou limpar o estoque antigo antes do lançamento de modelos atualizados. As vendas de tablets também caíram, ficando em 8 milhões de unidades, disse ele, citando a fraca demanda global.

A Samsung vendeu 95 milhões de aparelhos celulares no trimestre, sendo que os smartphones foram responsáveis por cerca de 80% desse número. A empresa de pesquisas IDC estima que a Samsung tenha vendido cerca de 74 milhões de smartphones no trimestre, 4% a menos do que no ano anterior, mesmo com o mercado de telefones inteligentes tendo se expandido em 23%.

A companhia ainda é a maior vendedora mundial de smartphones, mas sua fatia no mercado caiu de 32% para 25%. Analistas dizem que a empresa se esforçou para desenvolver um mercado de usuários nos países em desenvolvimento utilizando equipamentos com o sistema operacional Android e isso criou uma facilidade de troca com dispositivos de outras marcas. Segundo especialistas, alternar entre diferentes dispositivos Android se tornou mais fácil e mais barato do que antes, reduzindo a lealdade com as marcas.

NOVOS MATERIAIS

Após a divulgação dos resultados, a Samsung anunciou que pretende lançar um novo smartphone com tela grande e outro que utilizará “novos materiais”. Rumores indicam que entre os modelos pode estar o Galaxy Alpha, que deve ter bordas de alumínio. Também nesta semana, a companhia anunciou que adiou sem nova previsão o lançamento do smartphone que rodará o Tizen, sistema operacional próprio da companhia.