A Câmara Municipal enviou à Prefeitura de Curitiba, no mês de junho, um requerimento em que pedia informações sobre obras de drenagem e controle de enchentes na cidade. Na época, chuvas acima da média para o mês provocaram alagamentos na bacia do rio Barigui, atingindo pessoas que moram na região. De 6 para 7 de junho, num período de 12 horas, choveu o equivalente ao esperado para todo o mês (índice pluviométrico de 150,4 ml, cerca de 1,3 vezes o previsto para junho).

No dia 11 de julho, o Executivo encaminhou aos vereadores um documento em que responde às perguntas, listando a alocação de R$ 504 milhões do PAC 2 em onze contratos do Município com a União, para projetos e obras em diversos rios da cidade. Os contratos, assinados entre 2011 e 2012, preveem obras, estudos e projetos executivos para intervenções em diversos pontos da capital. Os prazos para conclusão variam de dezembro de 2014 a agosto de 2016.

Segundo a Prefeitura de Curitiba, já estão em execução obras no rio Barigui, com a conclusão do perfilamento do trecho entre a rua Dionira Klemtz e o leito do rio (limpeza das margens e desassoreamento, melhorando a vazão da água) prevista para dezembro deste ano. (Com as chuvas de junho) a bacia do rio Barigui foi a mais atingida, com transbordo do canal em vários pontos, admite o Executivo.

A avaliação preliminar do ocorrido indica que a obra em execução permitiu o armazenamento de maior volume de água dentro da calha do rio, inclusive associada às obras recém-concluídas do Parque Guairacá, cuja lagoa desempenhou a função precípua contribuindo para a redução do impacto das cheias. As obras reduziram o tempo de escoamento do rio após o alagamento, permitindo uma liberação mais rápida das áreas atingidas, diz o documento enviado pela prefeitura.

Muros de contenção no trecho sul do rio Barigui, conduto forçado no trecho que passa no Conjunto Olaria, bacias de detenção na rua Bernado Meyer e na Vila Rigone, diz o Executivo, estão em fase final de aprovação junto à Caixa, com previsão de contratação até o final do ano. No início de 2015, podem ser contratadas mais obras no Barigui, como perfilamento e muros de contenção no trecho norte e implantação de parque linear no rio Mossunguê.

Os 27 projetos, divididos em quatro bacias hidrográficas, estão em fase final de elaboração e análise pela Caixa, adianta a resposta oficial ao pedido de informações da Câmara.