Após os resultados positivos atingidos pela comunidade skatista com o Go Skate Day em Curitiba, agora é a vez da Região Metropolitana exigir seus direitos. A manifestação pacífica por melhores condições de infraestrutura para o skate acontece neste domingo (03) em Colombo, liderada pela Associação dos Skatistas de Colombo. Os idealizadores do Movimento Curitiba Skate Center estarão lá, apoiando as reivindicações.

Muitos skatistas da Região apareceram no evento de semana passada para lutar conosco pelo Skate Center, afirma Raphael Braciak, um dos idealizadores. Segundo ele, o fato evidencia a união dos atletas e mostra a importância do complexo, que beneficiará toda a Grande Curitiba. Nosso objetivo é que este centro se torne uma referência do Estado do Paraná para o Brasil, acrescenta.

A nova manifestação ocorre no Social Plaza, um galpão abandonado que começou a servir de espaço para a prática do skate e hoje já é conhecido por toda a Região. Era um barracão totalmente inutilizado e que acabava sendo ponto de tráfico e violência. Porém, quando os skatistas começaram a praticar no local, isso mudou. Agora o Plaza é um espaço tranquilo para as pessoas se reunirem, tanto para se divertir quanto para treinar, conta Braciak.

O movimento de domingo vai reivindicar investimentos no local. Por mais que as pessoas compareçam em peso lá, ainda falta uma estrutura adequada para praticar o esporte. Hoje o local é mais um ‘quebra-galho’ arquitetado pela própria população, conclui. A história do local pode ser acessada no site http://www.socialplaza.com.br/index.php

A programação contará ainda com uma “jam session”, que é um dia livre para andar de skate nos obstáculos construídos e mantidos pelos skatistas locais. Além disso, o Movimento Curitiba Skate Center estará recolhendo assinaturas para a construção do espaço em Curitiba

Resultados satisfatórios

O Go Skate Day Curitiba reuniu, no último domingo (27), cerca de 30 mil pessoas reivindicando melhorias para o skate na cidade. O Movimento Curitiba Skate Center, presente pela primeira vez no evento, conseguiu resultados satisfatórios ao reivindicar um complexo próprio para skate. A Prefeitura de Curitiba já se propôs a analisar o projeto e garantiu a reconstrução de uma pista de skate, em frente à Arena da Baixada, que foi demolida em virtude da Copa. A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba também se mostrou aberta à realização do Skate Center, e já prometeu viajar com os idealizadores do Movimento para conhecer as melhores pistas de skate públicas do país para tê-las como modelo de construção.

Serviço

O quê: Go Skate Day Colombo / Movimento Curitiba Skate Center
Quando: Domingo, 03 de agosto
Onde: Rua Campo Largo, 246, atrás do módulo policial – Jardim Guaraituba, Colombo
Horário: das 10h às 18h
Evento gratuito e aberto