SÃO PAULO, SP – A banda americana de rock Primus vai lançar um álbum em homenagem ao musical de 1971 “A Fantástica Fábrica de Chocolate”. O disco marca a reunião dos membros originais do grupo, que não tocam juntos desde 1995.
Segundo a revista “Rolling Stone”, o álbum, o oitavo do grupo, se chamará “Primus and the Chocolate Factory”, uma referência direta ao título original do filme (“Willy Wonka and the Chocolate Factory”) e ao livro de 1964, no qual o longa é baseado (“Charlie and the Chocolate Factory”).
O trabalho será lançado no dia 21 de outubro, e está agora disponível para pré-venda na loja digital iTunes –também uma versão vinil marrom, simulando o doce que dá nome a história.
“Acho que nunca fui tão obcecado por um filme, até chegar ‘Tubarão’, quando comecei a desenhar tubarões em todos os meus fichários e cadernos”, disse o líder da banda Les Claypool à revista. “Antes disso, tudo era sobre o Wonka”.
Uma das faixas do disco será a canção “Pure Imagination”, parte da trilha sonora do filme, no qual é interpretada pelo ator Gene Wilder no papel de Wonka.
O livro “A Fantástica Fábrica de Chocolate” foi lançado em 1964 pelo escritor britânico Roald Dahl (1916-1990). Desde então, a história de uma misteriosa indústria de doces e seu excêntrico dono ganhou duas adaptações cinematográfica.
A segunda, de 2005, é dirigida por Tim Burton e estrelada por Johnny Depp no papel de Wonka. A versão de Burton, porém, não teve boa recepção entre fãs do conto.
“Precisamos nos certificar que as crianças no futuro assistam o Willy Wonka original, e não esse horrendo, horrível, remake que veio depois e deixou um gosto de fezes em nossas bocas”, disse Claypool. “Tim Burton e Johnny Depp são duas pessoas talentosas, mas como todos os seres-humanos, de vez em quando fazem merda.”
TURNÊ FANTÁSTICA
O tributo é uma extensão da performance temática feita pelo grupo em Oakland, Califórnia (EUA), na noite de ano novo. No show, uma cortina se levantava, revelando um cenário semelhante ao universo fictício da fantástica fábrica de chocolate.
A banda pretende repetir a performance durante a turnê do disco, em outubro. Segundo Claypool, os integrantes consideram fazer ainda apresentações matinais, para as crianças.
Outro aspecto curioso do show em Oakland que deve se repetir na turnê é a venda de barras de chocolates confeccionadas.
“A turnê e o álbum são na verdade ferramentas de marketing para a gente vender chocolate”, brincou. “Esse é o ímpeto do projeto. Porque esta merda de indústria da música nos atropelou e deixou a Internet tomar contar de tudo. Então tivemos que inventar outro meio de subsistência, estamos fazendo barras de chocolate porque você não pode digitalizá-las… ainda.”