SÃO PAULO, SP – O crescimento do emprego nos Estados Unidos desacelerou mais do que o esperado em julho, e a taxa de desemprego subiu de 6,1%, em junho, para 6,2%.
Foram criadas 209 mil vagas no mês passado após uma forte criação de 298 mil vagas em junho, disse o Departamento do Trabalho nesta sexta (1º).
Os ganhos de emprego ocorreram em serviços de negócios e profissionais, na indústria, no varejo e na construção. A indústria, por exemplo, criou 28 mil empregos em julho, a maior parte em veículos e peças. Construção, por sua vez, adicionou 22 mil.
Os números apontam para algum excesso de capacidade no mercado de trabalho que pode dar ao Federal Reserve, banco central dos país, espaço para manter as taxas de juros baixas por um tempo.
Ainda assim, será o sexto mês seguido em que a criação de vagas fica acima de 200 mil, série vista pela última vez em 1997.
“Desde que tenhamos a criação de vagas indo na direção certa e o mercado de trabalho firme, ainda estamos em um bom lugar”, disse o economista-chefe do Comerica, Robert Dye.