FELIPE SOUZA
SÃO PAULO, SP – Funcionários do consulado dos Estados Unidos em São Paulo sugerem as pessoas que tinham entrevistas para tirar visto nesta sexta-feira (1º) a voltarem na segunda (4). Mas, não há garantias que sejam atendidos.
Essa indicação, porém, é feita apenas a pessoas que moram na capital ou cidades próximas.
O problema ocorre devido a uma falha no sistema que emite as permissões. Isso fez com que todas as entrevistas para visto previstas para esta sexta fossem remarcadas para o próximo dia 13.
As exceções são os casos de urgência, como os de pessoas que fazem tratamento médico nos Estados Unidos. Também serão avaliados casos de viagens para intercâmbios marcadas para datas próximas.
Mesmo após receber um comunicado sobre a falha por e-mail, dezenas de pessoas foram ao consulado para tentar conseguir a permissão.
O diretor comercial Marco Del Nero, 56, foi orientado a voltar na próxima segunda. “Tenho uma viagem marcada para Las Vegas em janeiro, mas queria tirar o visto porque tenho uma irmã que mora nos Estados Unidos e queria visitá-la antes”, afirmou.
A professora Giseli Ribeiro, 46, conseguiu buscar o visto da filha Barbara, 16. A adolescente tem uma viagem marcada para esta sexta para o Arizona, onde fará um intercâmbio. “Ela já tinha feito a entrevista e estava com muito medo de não conseguir buscar o passaporte, mas deu certo”, afirmou.
Para quem mora em outras cidades e Estados, os funcionários do local sugerem que voltem apenas dia 13 no mesmo horário agendado para esta sexta.