O técnico da seleção brasileira, Dunga, não descartou nesta sexta-feira (1º) convocar Júlio César (34 anos) e Fred (30), dois dos atletas com idade mais avançada que disputaram a última Copa do Mundo, para os próximos jogos da equipe. O treinador afirmou ainda que não convocará atletas por “amizade ou marketing”. Segundo Dunga, o critério para convocação será o desempenho dos atletas no momento e não como “pensamos que eles podem jogar”. Perguntado sobre os substitutos de Fred e Júlio César, o treinador disse que “não tem lista negra” dos jogadores da Copa-2014 e que não se pode mudar todo o time.

“E quem disse que eles [Fred e Júlio César] não vêm? Estamos pesquisando os jogadores em todos os setores. Este ano, até o final, vamos observar jogadores que poderiam estar na última Copa e não estiveram e jogares que estiveram e que têm que reconfirmar a expectativa. É por competência, não é por amizade ou marketing”, disse. “Não podemos de uma hora para outra mudar tudo. Não é porque perdeu que tem que botar terra arrasada”, completou.

De acordo com o técnico da seleção, a forma física dos atletas também será determinante no início da temporada na Europa. “No momento mais perto vamos montar o quebra-cabeça. Muitos da Europa estão voltando de pré-temporada e têm uns que demoram para entrar em forma. Espero que todos estejam bem para podermos escolher”, disse. O técnico destacou ainda que as eliminatórias terão alto nível, uma vez que os países sul-americanos têm diversos jogadores em times de primeira linha.

O primeiro jogo da seleção brasileira sob o comando de Dunga será um amistoso contra a Colômbia, em outubro. A CBF anunciou que a convocação será no próximo dia 19. Dunga participou de cerimônia nesta sexta com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, no chamado “encontro da gratidão”, que reuniu atletas brasileiras que impulsionaram o futebol daquele país. Na cerimônia, o ex-jogador Zico e o primeiro-ministro trocaram passes e Dunga recebeu uma camisa da seleção japonesa com o seu nome. Na cerimônia, Shinzo Abe afirmou que o Brasil é o “mestre do futebol japonês”. Zico foi destacado para falar em nome dos brasileiros e disse que os atletas também são gratos pelo que aprenderam no Japão.