Em um ano marcado por muito mais momentos ruins do que bom, o Coritiba tenta, no próximo domingo, iniciar a recuperação no Campeonato Brasileiro, deixando a zona de rebaixamento após nove rodadas consecutivas. Para isso, o Verdão terá de superar o Corinthians, vice-líder do Campeonato Brasileiro, em partida que será disputada às 16h no Couto Pereira. E motivação ao Coxa é o que não vai faltar. Especialmente após a equipe alcançar duas vitórias consecutivas (2 a o contra o Paysandu e 3 a 2 contra o Grêmio).

Quando tem vitória tudo se torna mais fácil nos treinamentos. O clima está mais leve. Por isso, temos que aproveitar essas duas vitorias e conseguir uma boa sequência no Brasileiro”, afirmou o lateral-esquerdo Dener em entrevista coletiva nesta sexta-feira (01). “Vamos (para a partida) com o pensamento de poder ganhar. A gente sabe da dificuldade que é encarar um Corinthians, mas é claro que a motivação é maior para encarar eles. Qualquer jogador gosta de um jogo como esse”, completou o atleta.

E para conseguir os três pontos e conquistar sua terceira vitória consecutiva – seria a primeira no Couto Pereira pelo Campeonato Brasileiro deste ano -, o Coxa irá contar com o retorno de quatro atletas poupados na quinta-feira, contra o Paysandu, pela Copa do Brasil: o meia Alex, que havia atuado apenas na etapa final, e os zagueiros Luccas Claro e Welinton. O volante Germano também pode voltar, mas terá de superar a concorrência de Hélder, que fez boa partida no meio de semana.

No Corinthians, a novidade pode ser a estreia do meia Lodeiro, que disputou a última Copa do Mundo pelo Uruguai. O jogador está há um mês no Timão, mas foi liberado apenas esta semana para jogar. Contra o Coxa, o atleta deve começar a partida no banco de reservas. Por outro lado, o atacante Paolo Guerrero, suspenso e com um edema na coxa esquerda, deixa a equipe para a entrada de Romarinho, artilheiro da equipe paulista em 2014, com 11 gols marcados.

Coxa é freguês

Para conseguir sair do Couto Pereira com os três pontos no próximo domingo, o Coxa terá de desafiar o histórico recente contra a equipe paulista. É que desde 2003, quando o Verdão levou a melhor nas duas vezes em que encarou o Timão pelo Campeonato Brasileiro, a equipe paulista tem feito a festa contra os paranaenses.

Nas últimas 12 ocasiões em que as equipes se enfrentaram, o Corinthians levou a melhor em nove, com direito a um 3 a 0 em 2005 e um 5 a 1 em 2012. A única vez que o Coxa conseguiu a vitória foi em 2011, 1 a 0 no Couto Pereira. Além disso, foram dois empates: 1 a 1 em 2009, no Couto, e 0 a 0 em 2004, no Pacaembu.

Ficha Técnica

Coritiba:Vanderlei; Norberto, Luccas Claro, Welinton e Dener; Baraka, Hélder (Germano), Robinho, Dudu e Alex; Zé Love. Técnico: Celso Roth.
Corinthians: Cássio; Fagner, Gil, Cléber e Fábio Santos; Ralf, Elias, Petros e Jadson; Romarinho e Ángel Romero (Luciano). Técnico: Mano Menezes
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)

Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba