DANIELA LIMA
SÃO PAULO, SP – Os ataques que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua candidata à reeleição na disputa pelo Planalto, Dilma Rousseff (PT), dispararam nesta sexta-feira (1) contra o nome dos tucanos para o posto, senador Aécio Neves (MG), resultaram no mais duro revide da oposição ao PT desde o início oficial da campanha.
Em resposta à insinuação de Lula de que Aécio usou o governo de Minas para beneficiar parentes – numa referência à construção do aeródromo de Cláudio (MG) dentro de um terreno do tio-avô do tucano desapropriado pelo Estado – os aliados do senador relembraram operação da Polícia Federal que envolveu Rosemary Noronha, ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo.
“Misturar assuntos pessoais com assuntos de governo não é pratica do PSDB. O presidente Lula perdeu mais uma boa oportunidade para dar as explicações que o Brasil aguarda há muito tempo sobre atos que envolvem pessoas da sua intimidade”, rebateram os tucanos, em nota nota assinada por Pimenta da Veiga, o candidato de Aécio ao governo de Minas.
Rose, como era conhecida a ex-chefe de gabinete da Presidência, foi citada nas investigações da operação Porto Seguro, deflagrada em 2012 pela PF. Quadro antigo no PT, segundo a polícia, ela usava a proximidade que tinha com o ex-presidente Lula para obter vantagens, como ingressos para um cruzeiro de luxo com shows sertanejos. Após o escândalo, foi afastada do cargo por Dilma.
A estratégia da campanha para preservar Aécio de um embate direto com os petistas foi escalar aliados para responder Lula e Dilma. “Os mineiros não são bobos, como o PT acredita. Conhecem de perto a história de honestidade e dedicação de Aécio”, diz Pimenta no texto. A nota ainda acusa o petista de ter tirado empregos de mineiros ao levar fábricas para Pernambuco. “O PT governa de costas para Minas”, conclui o texto.
DILMA
Já para responder a presidente Dilma, que também usou a construção do aeródromo para fustigar o mineiro, os tucanos escalaram o vice na chapa de Aécio, senador Aloysio Nunes (PSDB-SP).
A petista, que disputa a reeleição e tem hoje no mineiro seu principal adversário, ironizou Aécio ao dizer que aumentou a capacidade dos aeroportos brasileiros e não “ficou com as chaves” dos terminais, numa referência à polêmica em torno da construção de um aeroporto na cidade de Cláudio, dentro de um terreno do tio-avô de Aécio que foi desapropriado pelo Estado em 2009, quando ele era governador.
Em nota assinada por Aloysio, a campanha tucana diz que a fala de Dilma é um sintoma do “desespero do PT” e afirma que a presidente atacou Aécio por estar “talvez constrangida pelo fracasso de sua visita ao norte de Minas”. O texto termina relembrando escândalos recentes que repercutiram negativamente na gestão da petista, como a compra pela Petrobras da refinaria de Pasadena, no Texas.
Sem citar o aeroporto de Cláudio, a nota de Aloysio diz que Dilma protagonizou o evento “mais esvaziado da história da região” e insinua que, por isso, “a presidente apela para bravatas para tirar o foco do que é real”.
“E real é o caos e o imobilismo em que ela mergulhou o país. São os escândalos em série. São as Pasadenas e as Abreu e Lima que agridem os brasileiros. Real é o pibinho da Dilma.”
Os tucanos dizem na nota que apenas 20 prefeitos foram ao encontro de Dilma em Montes Claros (MG). A organização do ato petista disse ter reunido 97 prefeitos.