O Atlético Paranaense irá medir forças neste domingo com o seu “xará” de Minas Gerais, o Atlético Mineiro. E o duelo será de muita superação, afinal, as duas equipes tentam dar a volta por cima. De um lado, o Galo, que não vence há três jogos no Campeonato Brasileiro e nesta semana se despediu de um dos maiores ídolos de sua história, Ronaldinho Gaúcho. Do outro, o Furacão, que na rodada passada foi derrotado impiedosamente pelo Fluminense (0 a 3), vendo chegar ao fim uma sequência de sete jogos sem derrota. E a equipe também viu ir embora um de seus maiores destaques: o atacante Éderson, artilheiro do último Campeonato Brasileiro.

Na tabela, a situação dos paranaenses é melhor. Com 19 pontos, o Atlético-PR aparece na nona colocação e, se repetir o feito do ano passado, quando derrotou o Galo no Independência, encerrando a série de 38 jogos de invencibilidade no estádio, a equipe poderá até mesmo voltar a sonhar com o G4. Já a equipe mineira soma apenas 15 pontos conquistados (tem uma partida disputada a menos) e aparece na 11a colocação.

Para a partida, o Furacão terá duas baixas: Ederson, negociado com o Al Wasl, dos Emirados Árabes – será a primeira vez que o time paranaense irá jogar sem o atacante no Campeonato Brasileiro – e o goleiro Weverton, que cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo. O meia Bady e o atacante Dellatorre disputam a vaga ofensiva, enquanto o goleiro Santos deve ser o guardião rubro-negro em Minas Gerais. Assim, o Atlético-PR deverá entrar em campo, no 4-4-2.

Já no Atlético-MG, quem terá a chance de assumir a titularidade é Guilherme, agora meia, que deverá ser o substituto de Ronaldinho Gaúcho. O objetivo da equipe, segundo o jogador, é garantir os três pontos e arrancar para chegar ao fim do campeonato com a vaga na Libertadores garantida.

“Este ano a gente teve um início do Brasileiro com problemas de lesões, vários desfalques, mesmo assim dentro das condições conseguimos conquistar pontos. Pela primeira vez no Campeonato termos todos os jogadores. É ter uma nova sequência, começa uma nova era, uma nova etapa”, afirmou. “Nosso objetivo é estar forte em casa e pontuar fora. Mas precisamos melhorar em casa e tem que ser rápido”, completou.

Em 2013…

Um jogo no novo Independência e uma vitória. Triunfo conquistado pelo Furacão contra o Atlético Mineiro no estádio, em 2013, e que apenas dois outros clubes conseguiram repetir. Em 31 de julho do ano passado, com dois gols nos minutos finais, o Atlético Paranaense venceu o Galo no Horto e quebrou uma invencibilidade dos mineiros de 38 partidas na praça esportiva.

O duelo, quase um ano atrás, foi válido pela 10ª rodada do Brasileirão. Depois de Bernard abrir o placar para os donos da casa, aos 35 minutos do segundo tempo, o Rubro-Negro chegou ao empate cinco minutos depois, com Everton. A virada veio na sequência, aos 42, com o atacante Ederson, que entrou durante a partida.

Depois do Furacão, outros dois clubes venceram o Atlético Mineiro no Independência: Tombense, em fevereiro de 2014, pelo Campeonato Mineiro, e Goiás, em maio deste ano, pelo Brasileirão.

Ficha Técnica

Atlético-MG: Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Réver e Emerson Conceição; Pierre, Leandro Donizete e Guilherme; Maicosuel, Jô e Diego Tardelli. Técnico: Levir Culpi.
Atlético-PR: Santos; Sueliton, Cleberson, Léo Pereira e Natanael; Deivid, Otávio, Bady (Dellatorre) e Marcos Guilherme; Douglas Coutinho e Marcelo. Técnico: Doriva.
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Local: Estádio Independência