PAULO PEIXOTO, ENVIADO ESPECIAL
MONTES CLAROS, MG – Em discurso para prefeitos do norte de Minas Gerais nesta sexta-feira (1º), ao lado da presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva atacou o candidato do PSDB ao Planalto, Aécio Neves, ao dizer que ele tratou bem a imprensa mineira e que ela não falou mal dele.
“Parece que o nosso adversário aqui em Minas Gerais, a única coisa que ele tratou bem foi a imprensa, que não falou mal dele”, afirmou Lula.
“Eu sinceramente estou quase deixando a campanha de lado e vou vir aqui fazer um cursinho para aprender como lidar com a imprensa para ela ser tão dócil como ela foi aqui [em Minas]”, disse.
Lula também criticou Aécio por, segundo ele, não receber prefeitos.
“O candidato adversário da presidenta Dilma foi governador oito anos. Quantas vezes ele recebeu caravanas de prefeitos aqui em Minas Gerais?”, provocou Lula.
Na plateia, estavam 97 prefeitos do norte de Minas, segundo a organização das campanhas do PT e do PMDB, aliados em Minas.
AEROPORTO
Em entrevista ao jornal “Gazeta do Norte Mineiro” publicada nesta sexta, Lula já havia feito uma crítica indireta ao tucano, ao dizer que o Estado não pode ser tratado como “propriedade para benefício de uma família”.
O petista fazia uma menção velada ao episódio do aeroporto construído na gestão de Aécio no governo de Minas (2003-2010) numa área desapropriada pelo Estado na terra de um tio-avô do senador, em Cláudio (MG), episódio revelado pela Folha de S.Paulo.
Após criticar Aécio e o PSDB, o ex-presidente fez elogios ao candidato do PT ao governo de Minas, Fernando Pimentel, que, segundo ele, “sabe” como agir estando eventualmente à frente do governo mineiro.
“Ele [Pimentel] sabe que o governo do Estado não pode ser tratado como propriedade para benefício de uma família e que não pode ser centralizado na capital, que tem que atender as demandas das mais diferentes regiões de Minas, desde o Norte e o Vale do Jequitinhonha ao Triângulo e o Sul”, afirmou.