Doze policiais militares foram denunciados à Justiça pelo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) pela prática de tortura e supostas execuções realizadas em dois episódios distintos ocorridos no ano passado. As informações são do portal BondeNews.

Um dos casos em que os policiais estão envolvidos se refere ao desaparecimento do ajudante de pedreiro Edenílson Murillo Rodrigues, de 26 anos, no final de março de 2013. Sete policiais estariam envolvidos na ocorrência, que terminou, segundo familiares, com o rapaz sendo retirado à força da chácara onde morava, em Piraquara, pelos policiais militares, que agora são acusador de tortura, execução e ocultação de cadáver.

O outro caso é um triplo homicídio ocorrido em outubro do ano passado, no bairro Umbará, em Curitiba. As vítimas teriam sido detidas por cinco PMs logo após uma casa ser assaltada e foram executadas em um matagal. Posteriormente, os policiais teriam dito que os rapazes morreram durante confronto.

A denúncia do Gaeco foi feita há 15 dias, sendo também feito o pedido de prisão preventiva de todos os envolvidos. A Justiça, no entanto, ainda não se posicionou sobre o caso.