O Hospital Municipal de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba parou de receber novos pacientes desde as 19 horas do último sábado, 2. A medida foi tomada por falta de insumos básicos para o atedimento e porque os 123 médicos, que atuam no local estão sem receber seus honorários, em média, há três meses, totalizando uma dívida de aproximandamente R$ 2,7 milhões. De acordo com a assessoria da prefeitura de Araucária, o fechamento do hospital foi causado após uma briga com a empresa terceirizada que gerenciava a unidade.

A administração municipal revela que a empresa Pró Saúde, que venceu a licitação para prestar os serviços no Hospital, não vinha cumprindo o contrato e já não fornecia mais comida aos pacientes e estava com os valores ds dos médicos atrasado há 15 meses. Para garantir a manutenção dos serviços, a empresa recebia mensalmente R$ 2,8 milhões da prefeitura. Como o contrato não foi cumprido, a prefeitura optou pela rescisão unilateral.

Emergencialmente, a Bio Saúde foi chamada pela prefeitura, por meio de uma licitação. Contudo, a nova empresa vem encontrando dificuldades para contratar novos profissionais e fornecedores, que temem não receber os pagamentos prometidos.

De acordo com a diretora médica do Hospital, Drª Sandra Vianna, o hospital não está com as portas fechadas. Estamos com 12 pacientes e três médicos atentendo e, por isso, estamos encaminhando os pacientes para outros hospitais com os quais a prefeitura fez convênio para atender neste período crítico, revela. Além disso, os casos de partos e outras urgências também podem ser atendidas, já que a equipe de enfermagem está completa e trabalhando.

Ainda segundo as informações da assessoria da Prefeitura de Araucária, os 15 dias serão necessárioas para que a empresa que assumiu consiga abastecer o hospital como os insumos e medicamentos necessários, vários deles de uso controlado e, portanto, com maiores exigências para serem liberados.

Os médicos que estão com os honorários em atraso e que atuavam no regime de prestação de serviços para a Pró Sáude devem negociar, neste período, os novos contratos com a atual empresa gestora da unidade.

De acordo com uma nota da Prefeitura de Araucária, durante o fechamento do hospital, a orientação da prefeitura é que os moradores que necessitem de atendimento busquem outras unidades, em Curitiba e na Região Metropolitana. Na capital, os hospitais Mater Dei e Evangélico têm convênio com a Prefeitura de Araucária. Em Campo Largo, o Hospital Nossa Senhora do Rocio também está apto a receber pacientes da cidade.

 

As unidades de atendimento 24h, as Unidades de Básicas de Saúde (UBS) também vão atender normalmente os pacientes da cidade e podem servir como alternativa a quem precisar de ajuda médica. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (41) 3614-8000.