O Hospital Municipal de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba parou de receber novos pacientes desde as 19 horas do último sábado, 2. A medida foi tomada por falta de insumos básicos para o atedimento e porque os 123 médicos, que atuam no local, estão sem receber seus honorários em média, há três meses, totalizando uma dívida de aproximandamente R$ 2,7 milhões.  De acordo com a assessoria da prefeitura de Araucária, o fechamento da unidade foi causado após desentendimentos com a empresa terceirizada responsável.  
A administração municipal revela que a empresa que venceu a licitação para prestar os serviços no Hospital,  não vinha cumprindo o contrato. Para garantir a manutenção dos serviços, a empresa recebia mensalmente R$ 2,8 milhões da prefeitura. Como o contrato não foi cumprido, a prefeitura optou pela rescisão.

Emergencialmente, a Bio Saúde foi chamada pela prefeitura. Contudo, a nova empresa vem encontrando dificuldades para contratar novos profissionais e fornecedores, que temem não receber os pagamentos prometidos.
De acordo com a diretora médica do Hospital, Drª Sandra Vianna, o hospital não está com as portas fechadas. Estamos com 12 pacientes e três médicos atentendo e, por isso, estamos encaminhando os pacientes para outros hospitais com os quais a prefeitura fez convênio para atender neste período crítico, revela. Além disso, os casos de partos e outras urgências também podem ser atendidas, já que a equipe de enfermagem está completa e trabalhando.
De acordo com uma nota da Prefeitura de Araucária, durante o fechamento do hospital, a orientação da prefeitura é que os moradores que necessitem de atendimento busquem outras unidades, em Curitiba e na Região Metropolitana. Na capital, os hospitais Mater Dei e Evangélico têm convênio com a Prefeitura de Araucária. Em Campo Largo, o Hospital Nossa Senhora do Rocio também está apto a receber pacientes da cidade. Outras dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (41) 3614-8000.