Será realizado de 13 a 16 de agosto mais uma edição do ciclo de aulas e palestras na feira Mundo Gastronômico, que acontece na Expo Renault Barigui, em Curitiba. O tema deste ano é Regionalização na Gastronomia. As inscrições para as aulas e palestras podem ser feitas no local durante o evento. 

Participarão dos debates os jornalistas Josimar Melo, da Folha de São Paulol, e Arnaldo Lorençato, da revista Veja, dois nomes da crítica especializada na área. Melo, ao lado de donos de restaurantes locais, participará do painel Como sobreviver à crise, e Lorençato falará sobre Gastronomia contemporânea: o que a história tem a ver com isso. 

O evento Mundo Gastronômico é realizado pelo projeto Gastronomia Paraná, da Paraná Turismo; o caderno Bom Gourmet, da Gazeta do Povo, e a empresa de eventos Efex, da Universidade Positivo, com o apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/PR). 

PALESTRAS

Além da apresentação do projeto Gastronomia Paraná, criado há um ano para promover a gastronomia e o turismo do Estado, os participantes da feira e convidados, poderão assistir mais três palestras: Gastronomia e Regionalização, com Celso Freire, Eva dos Santos e Gabriela Carvalho, com a mediação das professoras da PUC Maria Cecília Pila e Daniele Saucedo; A comida é nossa, com a pesquisadora Regina Maria Vilela da Universidade Federal do Paraná, que falará sobre o projeto de extensão universitária do Departamento de Nutrição; e Cogumelos nativos, com o pesquisador Francisco Vítola, também da mesma instituição. 

PRATOS TÍPICOS

Além dessas atividades, com apoio das prefeituras de algumas regiões turísticas paranaenses, a Paraná Turismo trará cinco pratos típicos para serem degustados na abertura do evento. O objetivo é criar uma oportunidade de divulgação das atrações da culinária regional e seus produtos para formadores de opinião e imprensa e mostrar as possibilidades diferentes de preparo das receitas tradicionais. 

IMPULSIONAR O TURISMO

Os pratos típicos serão apresentados para convidados na abertura da feira Mundo Gastronômico, no dia 13 de agosto à noite. São eles: o porco no rolete, da região das Cataratas, apresentado pelo projeto Iguassu Gourmet e o Clube de Caça e Pesca de Toledo; virado de feijão tropeiro com quirera, da Rota do Pinhão, dos restaurantes Lipski e Expedito da Lapa; barreado, do Litoral, apresentado pelo restaurante Casa do Barreado e a Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá (Funtur); leitão maturado, que representará a região de Campo Mourão; e cabrito no tomate pelo território de Cantuquiriguaçu – região Lagos e Colinas. 

CHEFS

Após a degustação, na abertura da feira, nos outros dias do evento, renomados chefs apresentarão uma nova versão do prato típico, para que cozinheiros dos municípios possam reproduzir a receita tradicional atualizada de acordo com as tendências da gastronomia contemporânea internacional, além de aprenderem novas técnicas de preparo. 

É pelo estímulo à cultura da gastronomia que promoveremos a culinária regional, impulsionando, na sequência, o turismo, ressalta a coordenadora do projeto Gastronomia Paraná, a jornalista Jussara Voss. 

Os chefs Manu Buffara, Ivan Lopes, Kika Marder, Joy Perini e Flávio Frenkel foram convidados para trabalhar uma apresentação contemporânea para as receitas tradicionais em cinco aulas, nos três dias da feira. 

Estamos trabalhando com a gastronomia das regiões paranaenses de acordo com o Programa de Regionalização do Turismo, do Ministério do Turismo, no qual os municípios são incentivados a desenvolver um trabalho conjunto de estruturação e promoção, valorizando as peculiaridades locais, explica a presidente da Paraná Turismo, Juliana Vosnika. 

ESPECIALISTAS

As instituições Universidade Positivo (UP), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Espaço Gourmet e Centro Europeu estarão presentes no Espaço Aula promovendo cursos e palestras. É uma forma de envolver as escolas e universidades no maior evento de negócios deste setor do Sul do País afirma Andréa Sorgenfrei, gerente do Núcleo Estilo de Vida da Gazeta do Povo, do qual pertence o Bom Gourmet. 

Serviço: 

Feira Mundo Gastronômico 2014 

Data:13 a 16 de agosto (de quarta-feira a sábado) 
Horário: De quarta-feira a sexta-feira, das 16h às 22h; Sábado, das 16 às 20h 
Local: Expo Renault Barigui 
Endereço: Rodovia do Café – KM Zero – BR 277 | Parque Barigui| Santo Inácio | Curitiba – PR 
Informações: (41) 3317-3107 |[email protected] 
Site:www.efexbrasil.com.br/mundogastronomico 
Ingressos: R$ 10,00 (estudantes e idosos: R$ 5,00)