ANDRÉ MONTEIRO
SÃO PAULO, SP – Moradores e comerciantes de Santa Cecília, no centro de São Paulo, marcaram um protesto contra a implantação de ciclovias no bairro e ameaçam registrar boletim de ocorrência contra a prefeitura para tentar barrar a iniciativa.
A gestão Fernando Haddad (PT) promete criar até 10 km de vias para ciclistas por semana, em toda a cidade, até atingir a meta de 400 km.
Em Santa Cecília, um novo trecho de ciclovia está em fase de sinalização na alameda Barros e rua Dr. Cândido Espinheira. Outros trechos já foram ativados nas alamedas Nothmann e Cleveland e nas ruas Guaianases e Barra Funda, por exemplo.
Segundo Fábio Fortes, presidente do Conseg (conselho de segurança) Santa Cecília, a insatisfação contra as ciclovias apareceu durante a última reunião da entidade, na terça (5), que reuniu cerca de 200 pessoas.
“A reclamação foi de que eles vêm durante a madrugada e pintam a rua, sem mais nem menos. Para o munícipe, fica parecendo uma traição, uma grosseria por parte do prefeito. Não há nenhum diálogo”, disse.
Ele afirma que está circulando um abaixo-assinado no bairro e que os moradores decidiram ir ao 77º DP (Santa Cecília) às 10h desta quinta (7) para tentar registrar queixa contra a prefeitura, mas não sabem de que natureza. Fortes estima que cerca de cem pessoas devem comparecer.
Além da falta de aviso prévio ou de debate sobre os impactos das novas ciclovias, os moradores e comerciantes reclamam das alterações provocadas no trânsito com a criação das pistas para bicicletas.
Entre elas está a restrição do espaço dos outros veículos, a eliminação de vagas de estacionamento gratuito e de Zona Azul, proibição de parar e estacionar, a alteração de sentido e a redução da velocidade máxima.
“Com a ciclovia fica impossível descarregar compras, apanhar um idoso na porta de casa. O comerciante também não tem mais acesso ao seu comércio”, afirma Fortes, que diz ter convidado representantes da prefeitura para discutir o assunto.
Ele reconhece que o protesto na delegacia é mais uma forma de chamar a atenção para o problema, mas não descarta acionar também o Ministério Público.
“A falta de diálogo levou a essa situação, um processo de judicialização. Me lembra a época da ditadura, quando o [ex-prefeito Paulo] Maluf ergueu o minhocão sem dar bola para os moradores.”
O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, afirma que os projetos das ciclovias ainda estão sendo consolidados e que, à exemplo das faixas exclusivas de ônibus, poderão sofrer alteração para sanar eventuais problemas.
BANDEIRA
As bicicletas se tornaram a nova bandeira de Haddad para dar visibilidade à sua gestão e tentar reverter a baixa popularidade.
No sábado (2), ele participou da inauguração de um bicicletário em Pinheiros (zona oeste) e, na segunda (4), inaugurou uma ciclovia na av. Abel Ferreira (zona leste).
O plano de ciclovias, porém, enfrenta resistência não apenas em Santa Cecília. Moradores da zona leste chegaram até a tentar impedir as obras de uma ciclovia, e na zona oeste também houve reclamação.
Haddad já afirmou ser “direito do cidadão ser comunicado com alguma antecedência” sobre a instalação de ciclovias, mas Tatto tem usado o argumento de que as vias da cidade são públicas e, portanto, não há necessidade de aviso.