Após ter ficado bloqueado por seis dias, nesta sexta-feira, dia 8, o Hospital Municipal de Araucária reabre suas portas para atendimento à população. Segundo Eduardo Zardo, diretor do hospital, neste primeiro momento será retomado o atendimento da maternidade, obstetrícia, no setor clínico que atende as consultas eletivas, UTI e pediatria.

Posteriormente, e de forma gradativa, os outros setores também voltarão a funcionar normalmente. Dentro de mais alguns dias iremos voltar a atender com 100% da nossa capacidade, garantiu o diretor do HMA.

O HMA foi bloqueado às 19 horas do dia 2 de agosto, o sábado passado. Foram firmados convênios com hospitais de Curitiba e região para prestar atendimento aos araucarienses. Além disso, as unidades de atendimento 24H da cidade receberam o reforço de mais médicos e mais ambulâncias. Tudo correu sem colocar em risco a vida dos pacientes, avisa a Prefeitura de Araucária.

O prefeito Olizandro Ferreira declarou que estes últimos dias foram difíceis. Foi muito triste ver o hospital que eu construi para os araucarienses ter chegado a este ponto. Tivemos que tomar medidas drásticas para poder organizar tudo, reestabelecer a ordem e começar do zero. Hoje volto a me sentir feliz, pois após seis dias fechados reabrimos o nosso querido HMA. Não vamos medir esforços para que ele volte a ser um hospital referência em todo o país, disse.

Segundo a Prefeitura, uma série de problemas fez com que a Prefeitura Municipal tomasse uma medida radical: o rompimento unilateral do contrato com a Organização de Assistência Social e Hospitalar Pró-Saúde. Esta empresa foi contratada para ser a responsável por toda a administração do Hospital Municipal de Araucária (HMA).