O Hospital Municipal de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, voltou a atender os pacientes nesta sexta-feira (8). Fechado desde o último sábado, 2, a decisão foi tomada por falta de médicos e insumos básicos para o atendimento de pacientes. 

A situação ocorreu a após a prefeitura rescindir o contrato com a empresa terceirizada responsável pela gestão. A partir de agora, uma nova empresa irá comandar o hospital por R$ 2,9 milhões mensais – valor próximo que era pago à primeira.

A retomada dos atendimentos será de forma gradativa. Por enquanto, os serviços de urgência e emergência seguem suspensos. A maternidade e o setor clínico, porém, já reestabeleceram os atendimentos.

Para o rompimento do contrato, ocorrido em 21 de julho, a administração municipal argumentou que Pró-Saúde, então administradora do hospital, não vinha cumprindo o contrato e já não fornecia mais comida e medicamentos aos pacientes. Além disso, afirmou o poder público, o salário dos médicos atrasado há 15 meses e que faltava manutenção dos equipamentos.