A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai aumentar o número de vagas do sistema de cotas para o vestibular em 40%. A medida passa a valer a partir do processo seletivo de 2014/2015, que terá as inscrições abertas a partir do dia 22 de agosto.

Ao todo, serão disponibilizadas 6.755 vagas. Destas, 40% (1.978) serão reservadas para os cotistas. Se encaixam neste perfil os estudantes que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas e que têm renda familiar igual, inferior ou superior a 1,5 salário mínimo por pessoa.

Além dos que se declararem pretos, pardos e indígenas. Outros 30% (1.925) do total de vagas oferecidas no concurso de 2015 serão reservadas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Até o último vestibular da universidade, apenas 25% das vagas era reservada para o sistema de cotas. A alteração cumpre a lei nº 12.711, sancionada em agosto de 2012, que estabelece que até 2015 as universidades federais disponibilizem 50% das vagas para cotistas.

Além dos novos cursos nos campi de Pontal do Paraná e Matinhos, no litoral do estado; e Palotina, na região oeste, a UFPR também informou que aumentou em 14 o número de vagas para medicina, um dos mais concorridos do vestibular. Ao todo, serão 190.

Inscrições
As inscrições para o concurso vestibular 2014/2015 da UFPR serão abertas no dia 22 de agosto, na Feira de Profissões da Universidade. Os interessados poderão se inscrever pelo site do Núcleo de Concursos até o dia 19 de setembro ou durante o evento, no setor de educação profissional e tecnológica.

A prova da primeira fase deve acontecer em 2 de novembro e a segunda no dia 30 do mesmo mês. As provas específicas acontecem em 1º de dezembro. A prova de habilidade específica de música, que tradicionalmente acontece antes da primeira fase, será realizada em 12 de outubro.

Os cursos de matemática, matemática industrial e estatística participam do vestibular estendido – os aprovados nas provas da primeira e segunda fase cursam duas disciplinas que valem 100 pontos e aqueles que não atingirem uma média igual ou superior a 50 pontos, são eliminados.