Holanda é tamanco de madeira, tulipas, drogas e canais; Paris é Moulin Rouge, manisfestações diárias nas ruas, greve nos trens e metros; Londres é chuva sempre, muitos indianos, comidinha ruim; Itália é máfia em todos os setores, ladrões que passam de moto e derrubam turistas ou velhos; Suíça é chocolate, canivete cheio de funções, queijo derretido como prato principal. Por aí vai.

Se você está na lista dos que acreditam em preconceitos, idéias antigas ou chavões e pensa que Viena, capital da Áustria, se resume em castelos empoeirados no centro da cidade, Sissi sempre na moda , artistas vestidos como Mozart para vender entradas de concertos e chocolate conhecido como as bolas de Mozart, comece a refazer sua cabeça.

Atualmente não há cidade europeia mais cheia de novidades, novos eventos, hotelaria de luxo, instalações de ponta. Se duvida, veja a listagem de coisas que estão acontecendo na cidade da cultura, da música, das exposições, do comércio popular, do luxo em seu mais alto nível.

Fotos: Dayse Regina Ferreira

Há espaço para todos na Viena de hoje

ARTE DE CURTIR A VIDA
Viena em 2014 – e sempre – mostra a arte de curtir a vida. Uma série de eventos, movimenta dia e noite a cidade da tradição. E da modernidade. Clubes noturnos mais do que modernos, festivais, tudo é parte da essência da arte de viver bem em Viena. Os bailes fazem parte do DNA austríaco e acontecem mais de 450 deles no correr do ano, sob todos os pretextos, em todas as formas. Desde os tradicionais bailes à rigor, cheios de formalidades, até os elegantes bailes de verão e os descontraídos ambientes de todos os tipos de música, espalhados pela cidade.

Eventos são organizados a cada temporada, escolhendo um tema, uma data especial, fazendo um lançamento. Em 2015 Viena vai comemorar o século e meio da famosa Ringstrasse, boa idéia para festas e mais festas.

150 ANOS DA RINGSTRASSE
Foi em 1º de maio de 1865 que o imperador Franz Joseph inaugurou o boulevard. O próximo ano já tem programação completa que marca a data da Ringstrasse, um caminho que passa por belas paisagens, prédios famosos, monumentos importantes e os sempre elogiados parques da cidade. Veja a programação no www.ringstrasse2015.info/en


Antigo e moderno, a perfeição em Viena

NOVOS MUSEUS
Na cidade que sempre foi famosa por seus excelentes museus, no dia 13 de setembro reabre o Museu do Trem, que esteve fechado para reformas. Volta a receber visitantes o Remise-Wiener Linien Transport Museum, onde o turista pode tomar conhecimento de toda a história do transporte público, com simulações e multi media.

Mais exótico, mas não menos procurado, é o Funeral Museum, fechado até o ano passado, que reabre em setembro em um novo local do Cemitério Central. Visitar cemitérios não é tão raro assim: em Zagreb (Croácia) o cemitério faz parte dos roteiros turísticos, por causa das obras de arte . Em Paris, a vista ao Père Lachaise, o cemitério de maior prestígio da cidade, é feita por admiradores de Simone Signoret, Yves Montand, Edith Piaf, Molière, Fréderic Chopin, Sarah Bernhardt, Marcel Proust, Balzac.

Então não é de se espantar com o interesse despertado pelo renovado museu vienense, expondo objetos e documentos que retomam o tema da morte e da memória, destacando o conceito típico da capital austríaca da beleza do funeral, criado na virada do século 19 para o 20. A nova exposição ocupa 300 metros quadrados de área.

O terceiro museu a reabrir será o Metro KinoKulturhaus, em outubro, junto com o Austrian Film Archives, agora com uma segunda tela e espaço para 220 lugares, uma biblioteca áudio-visual e uma loja de filmes.

HOTELARIA RENOVADA
Há 430 endereços hoteleiros na cidade, totalizando 62.000 camas. Com todas as opções: desde estabelecimentos tradicionais até hotéis de design contemporâneo, até simpáticas e muito acessíveis bed and breakfast e pousadas.

Em junho último foi inaugurado o 5 estrelas Park Hyatt Vienna, no coração da parte antiga da cidade. Os 143 quartos de luso ficam em um complexo de prédios históricos, bem no centro de Viena, onde antes funcionou um centro bancário. Faz parte do Goldenes Quartier – quarteirão de ouro – a nova zona do comércio de alto nível. É o primeiro Hyatt hotel na Áustria e tem Spa, fitness, piscina, restaurante gourmet The Bank, lounge para fãs do charuto, bar e espaço de 640 metros quadrados para eventos.


No calor do verão, a arte de viver bem vienense

Foi em maio deste ano que abriu o Ruby Sofia Hotel, com 154 quartos no 3º distrito, tendo como filosofia oferecer tarifas competitivas nos quartos que primam pelo design.

HOSPEDAGEM IMPERIAL
Mas a cereja do bolo, para muitos, será a surpresa da hotelaria local, hospedagem exclusiva na suíte dentro do palácio Schönbrunn, que passou a ser disponível ao turista em abril deste ano. Operado pelo Austrian Trend Hotels, os dois quartos, dois banheiros, sala, living room e kitchenette de 167 metros quadrados ganhou o nome de Schönbrunn Palace Suite e tem na decoração candelabros Marie-Therese, trabalhos artísticos de estuque nas paredes e teto e tecidos adamascados no estilo que foi usado na residência de verão dos Habsburgos. Com o detalhe de ter vista para os jardins , a Gloriette e a Fonte de Netuno , ponto alto da hospedagem cheia de charme.

HOTEL NA TORRE
Meliá Vienna é novidade 4 estrelas, operada pelo grupo Spanish Meliá Hotels International, que abriu portas em fevereiro deste 2014. Fica na espetacular torre de 58 andares no Danúbio. Os 253 quartos e suítes ocupam os andares a partir do 4º piso ao 15º do mais alto edifício da Áustria,- a DC Tower 1 -, projetada pelo arquiteto Dominique Perrault, com altura de 250 metros. O bar e restaurante ocupam 2 andares no alto da torre, proporcionando visão panorâmica única da cidade.


Única capital do mundo a ter 700 hectares de vinhedos nos arredores da cidade

HOSPEDAGEM ALTERNATIVA
Em junho foram abertos mais 2 Urbanant Street Lofts, no 4º distrito. Ambos localizados em antigas lojas, ocupando os números 22 e 26 da Belvederegasse. São hotéis diferenciados, para quem procura o inédito.

Para orçamentos menores a cadeira Motel One planeja adicionar novos endereços, seguindo os passos do Motel One Wien – Westbannhof, que inaugurou em 2011, e o Motel One-Wien Prater, aberto em fins de 2013. Neste segundo semestre começa o operar o Motel One Wien-Staatsoper, com 400 quartos, junto da State Opera.

Para meados de 2015 estarão sendo recebidos os primeiros hóspedes do Motel One na nova estação ferroviária Hauptbahnhof. Também na estação, para o início de 2015, está marcada a inauguração do Hotel Schani Wien, com 135 quartos, dirigido por uma tradicional família hoteleira vienense, desenvolvido pela Smart Hotel com apoio de organizações como Frauenhofer-AO Stutgart, com a intenção de combinar o charme vienense com tecnologia de ponta.

Outro projeto para 2015 é o Stafa Tower Vienna, com trabalho de arquitetos locais que transformam um shopping center na popular Mariahilfer Strasse, rua de comércio, em um hotel de tarifas medianas . Outro projeto – se concretizado — será um hotel no antigo endereço do Federal Office for the Protection of the Constitution and Counterterrorism , nos números 10 2 12 do Schubertting, boulevard Ringstrasse.

SHOPPING NA ESTAÇÃO
O outono europeu vai trazer a inauguração do novo shopping mal da cidade, com 20 mil metros quadrados na Hauptbahnhof – Estação Principal – com 115 lojas. O Bahnhofcity Mall terá 115 lojas, supermercado, drogaria, comércio de roupas e acessórios, restaurantes e farmácia.

A estação terá inauguração oficial em dezembro e será um dos principais hubs da Europa, com 145 mil passageiros e 1000 trens diários. Oito linhas de metro terão conexão ali e os passageiros ainda contarão com 2 linhas de ônibus ( 13 A e 69A), além de 3 linhas de bondes ( D-O e 18) e o U1, linha de metro integrando o setor de transporte público com a estação.


A culinária tradicional é farta e saborosa. Mas há novas opções

Para o início de 2015 está prevista a abertura de 3 estacionamentos para bicicletas, com 1.150 espaços cobertos e 250 espaços ao ar livres, 2 terminais para aluguel de bicicletas (City Bikes) e 7 quilômetros de novos caminhos especiais para ciclistas.

MORANDO NA MODERNIDADE
Uma zona residencial inteiramente nova está surgindo em torno da Estação Principal, com 5 mil apartamentos, parque de 70 mil metros quadrados, jardins de infância e campus escolar. Todo o desenvolvimento da nova estação ferroviária ocupa área de 109 hectares, o que corresponde ao tamanho do 8º distrito da cidade, o Josefstadt. Saiba mais no www.hauptbahnhof-wien.at

Você ainda usa clichês de uma capital austríaca antiga, empoeirada, vivendo apenas do passado, caia na real. E atualize-se.

PROGRAMAS

  • Entre 2 e 4 de outubro, o Waves Vienna reúne apaixonados da música alternativa, rock, eletrônica, Club Music. Que frequentam também no Music Festival & Conference, as palestras, painéis de discussão e workshops sobre a temática que movimenta a capital austríaca.

  • Viennafair – The New Contemporary – acontece de 2 a 5 de outubro, com foco na arte contemporânea do Leste, Centro e Sul da Europa. Cerca de 120 galerias de 27 países participam do evento apresentando performances, exposições especiais e palestras com os próprios artistas. Na Messe Wiener

  • Vinhedos Urbanos – única capital no mundo a ter 700 hectares de vinhedos nos limites da cidade. A cada outono celebra o seu Wiener Weinwandertag, quando os vinhedos particulares abrem portas para o público, juntamente com inúmeras vinícolas e tavernas do heurigen (vinho novo), fazendo atrações para todos os que curtem vinhos e paisagens. Nos dias 27 e 28 de setembro

  • De 26 de setembro a 5 de outubro, Vienna Design Week é um popular festival de design com apresentação de filmes, palestras, eventos especiais, instalações, tours guiados e festas, mergulhando o visitante no que há de mais novo na capital. Neste 2014, a Hungria é o país em destaque.

  • De 25 de setembro a 12 de outubro, o Wiener Wien Beer Festival coloca em cartaz a cerveja austríaca, os pratos regionais, a música e os trajes típicos dos Alpes como atrações da maior festa popular – Volksfest – do país. Croacia, República Tcheca, Hungria, Eslováquia e Eslovenia estarão participando pela primeira vez, apresentando gastronomia tradicional e muito folclore. No Prater.

  • De 12 de setembro a 12 de janeiro, exposição de Joan Miró no Museu Albertina. Um dos mais populares artistas do século XX, o pintor catalão terá cerca de 100 pinturas, desenhos e outros trabalhos representativos de sua arte surrealista em destaque.

  • De 10 a 14 de setembro – MQ Vienna Fashion Week no imperdível Museums Quartier, com estilistas austríacos e internacionais apresentando suas coleções em um gigantesco mercado em frente do Museums Quartier. Vítimas da moda e admiradores dos designers poderão também comprar as peças preferidas na feira do mercado estiloso.

  • Nos dias de 29 a 31 de agosto, o final de verão é festejado no Summerbreak, levando 55 mil pessoas para uma gigantesca festa que inicia na noite de sexta feira com o Wiener Linien Nightride, oferecendo ingresso livre para 50 dos melhores clubes noturnos da cidade. No sábado acontece um destile na Ringstrasse, seguido do festival de rua, animado pelos mais famosos DJs. No domingo a é a vez da Night Pool Party, na frente da Prefeitura.

  • Até 24 de dezembro a exposição Silk-Laca-Ermine no Sissi Museum (Hofburg) celebra os dez anos de instalação do museu com mostra das roupas e acessórios da Imperatriz Elisabeth (Sissi): vestidos, roupão, conjunto de ermine (pele preciosa), roupa interior e acessórios

  • Até 20 de outubro o Museu Leopold destaca Line and Shape, com 100 obras de arte da Leopold Collection. Um olhar para a rica coleção adquirida por Rudolf Leopold durante 40 anos, com obras dos principais artistas do século XX , incluindo Egon Schiller, Gustav Klimt e Alfred Kubin.