A Prefeitura de Curitiba está investindo na melhoria de uma série de espaços de lazer e preservação ambiental em bairros da cidade. São praças e áreas verdes que recebem novos equipamentos para prática de esportes, iluminação e paisagismo, entre outras melhorias.

No Pilarzinho, por exemplo, a Praça Paulo Santi – antes utilizada irregularmente como depósito de caliça – foi totalmente revitalizada. A praça, que tem 446 metros quadrados, conta agora com nova iluminação, calçadas, paisagismo, área de estar e parquinho.

No bairro Sítio Cercado, a Praça Aristides Outeiral Hoefel Filho, localizada ao lado do Colégio Estadual Benedicto João Cordeiro, também foi revitalizada. Com uma área de mais de 9 mil metros quadrados, a praça ganhou um novo playground, cancha de futebol de areia e grama, pista de skate e academia ao ar livre.

Outro investimento recente é a implantação da mais uma área verde da cidade, o Parque das Várzeas do Atuba, no bairro Santa Cândida. Com área aproximada de 152 mil metros quadrados, a área é uma opção de lazer para a comunidade e, com um bosque nativo relevante, também assegura a preservação ambiental das margens do Rio Atuba e seus afluentes.

Localizado no bairro Vista Alegre, o Bosque Gutierrez teve as instalações totalmente revitalizadas, o que incluiu obras de melhoria de iluminação interna e externa, gradis, revisão de lajes e instalações sanitárias, execução de rampa de acesso, calçamento, drenagem e muro de arrimo em concreto armado. O Bosque Gutierrez foi fundado em 1986 e tem 35,5 mil metros quadrados de área. Entre outros atrativos, o local conta com fonte d´água e trilhas de observação que cortam o bosque repleto de árvores nativas. O Memorial Chico Mendes, inaugurado em 1989 dentro do Bosque, presta uma homenagem ao líder seringueiro morto no Acre.

Também passaram por melhorias as praças Moradias Guaraqueçaba, na regional Bairro Novo; Amazires Bley Cavet, na regional Boqueirão; e o jardinete Manoel Jacinto Coelho, na regional Pinheirinho. Mais 10 praças estão com projetos de revitalização em processo de licitação, somando investimento de mais de R$ 470.000,00.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, por meio do Departamento de Parques e Praças, é responsável pela manutenção de 1090 unidades de conservação, entre as quais 456 praças e 467 jardinetes. Mensalmente são gastos mais de R$ 1 milhão em serviços de manutenção e pequenos reparos nestes locais.