O candidato do PMDB ao governo do Estado, senador Roberto Requião (PMDB) e o coordenador da sua campanha, o ex-deputado e ex-conselheiro do Tribunal de Contas, Hermas Brandão (PSB) teriam se estranhado neste último final de semana em Santo Antonio da Platina, no Norte Pioneiro. Segundo relatos de testemunhas presentes, o incidente teria se dado no aeroporto local porque Requião não teria gostado do evento organizado pela campanha com pouca ou quase nenhuma participação popular. Hermas Brandão não teria deixado barato e discutiu severamente com Requião. O caldo engrossou até a turma do deixa disso serenar os ânimos dos dois.

Direito de resposta
Requião pediu à Justiça Eleitoral o direito de resposta na rádio BandNews FM em função de um comentário do apresentador Ricardo Boechat sobre uma a reportagem do jornal Folha de S. Paulo. Boechat falou sobre supostos gastos de R$ 8 milhões do governo do Estado para tratar 88 cavalos de propriedade de Requião quando ele era governador. O tratamento aos animais, entre 2003 e 2010, seria financiado com recursos públicos através da Polícia Militar. O apresentador da rádio nacional chamou as investigações de banais que não chegam à conclusão alguma, afirmou em seu programa matutino, no primeiro dia de trabalho depois das férias.

Invenção
O ex-secretário de Segurança e assessor de Requião, Luiz Fernando Delazari afirma que o governador entrou com o pedido porque a denúncia foi inventada pelos adversários. A história foi inventada por Beto Richa e nunca aconteceu. Boechat citou a reportagem do jornalista Carlos Ohara na Folha de S. Paulo que trata de um inquérito aberto pelo Ministério Público do Paraná para apurar o uso da estrutura da PM no trato dos cavalos. Na matéria, o jornalista afirma que procurou Requião para comentar o caso e o senador teria recusado a entrevista.

Panfleto
A Justiça Eleitoral determinou que seja cumprido mandado de busca e apreensão no comitê central do candidato à reeleição, governador Beto Richa (PSDB), por conta da distribuição de panfletos com críticas à candidata Gleisi Hoffmann (PT), da coligação Paraná Olhando Pra Frente. A decisão do juiz auxiliar Lourival Pedro Chemim atende a representação da coligação de Gleisi. Os panfletos levam a assinatura da coligação de Beto Richa. Além de sujeito à multa de R$ 10 mil cada vez que se provar que a distribuição do material foi reiterada, Beto tem 48 horas, a partir da notificação, para apresentar respostas. A busca e apreensão foi expedida para o endereço do comitê central de campanha dos autores do panfleto, situado na rua Comendador Fontana, 161, no Centro Cívico.

Segurança
No panfleto, a coligação de Richa afirma que Gleisi pretende acabar com o projeto das Unidades Paraná Seguro (UPSs), pelo qual o governo vem instalando unidades da polícia em bairros ou cidades com altos índices de violência. O texto cita entrevista da candidata ao jornal Metro, transcrevendo a seguinte declaração: Não precisamos trazer uma UPP/UPS, que muitas vezes nada tem a ver com nossa realidade, a forma de organização social que nós temos, e aí não tem resultado prático. Segundo o juiz, a declaração está efetivamente embasada na entrevista dada por Gleisi. Todavia, e nesta análise, o que se depreende é que a declaração feita foi a de que ela pretende investir em segurança por câmeras de vídeo. Neste sentido, vê-se que a candidata não declarou que pretende acabar com as UPS, como conta da veiculação objurgada.

Recurso
A assessoria jurídica do governador disse que vai recorrer contra a decisão. De acordo com a assessoria de candidato à reeleição, as informações são confirmadas pela campanha e o grupo reafirma o conteúdo do panfleto recolhido.

Reajuste
A Assembleia Legislativa aprovou ontem um reajuste de 6,28% nas tabelas de vencimento básico e subsídio das carreiras de servidores e membros da Defensoria Pública do Paraná. O projeto passou em primeira discussão na sessão ordinária e em segunda discussão na sessão extraordinária que aconteceu logo depois. Retorna à pauta na segunda-feira, quando será apreciado em redação final. Segundo o governo informa que com a medida está sendo aplicado exatamente o mesmo índice utilizado para revisão geral para os servidores do Poder Executivo do Estado.

Cultura
A Mesa Executiva da Assembleia abriu prazo de três dias para a apresentação de emendas dos deputados à Proposta de Emenda Constitucional apresentada pelo governo que prevê mudanças no artigo 230 da Constituição estadual, que dispõe sobre o Fundo Estadual de Cultura. Paralelamente os líderes das bancadas devem proceder a indicação dos parlamentares que vão integrar a Comissão Especial que irá avaliar a proposta. A Comissão será formada por cinco membros e será responsável pelo encaminhamento da PEC.

Em alta
Na sessão plenária do Supremo Tribunal Federal (STF), de ontem, o ministro RICARDO LEWANDOWSKI foi eleito, por 9 votos a 1, o novo presidente da Suprema Corte e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para o biênio 2014-2016. A vice do STF será a ministra Cármen Lúcia.

Em baixa
O MAL TEMPO EM CURITIBA fez com que os sindicato dos bancários adiasse o lançamento da Campanha Nacional dos Bancários 2014, que aconteceria ontem pela manhã na Rua XV de Novembro. A primeira rodada de negociação com a Fenaban está marcada para 19 e 20 de agosto.