A massa de ar polar que atua no Sul do país derrubou as temperaturas mínimas em toda a região. No Paraná, a menor temperatura da manhã desta quinta-feira foi registrada em São Mateus do Sul, com -0,6°C de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A tarde de hoje seguirá muito gelada na região, a máxima não passa dos 15°C no leste e dos 20°C no oeste dos três Estados. Em Curitiba, a máxima será de 13º C. Além disso, na sexta-feira a mínima em Curitiba sobe um pouquinho e fica em 7ºC, segundo o Simepar. Mas a máxima não passa dos 16ºC.

Recorde do ano

Mas a menor temperatura da manhã e também a do ano foi observada em Urupema, com -8,1ºC, segundo aferição do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina. Essa foi a menor temperatura registrada neste ano. Mas por conta do vento, a sensação térmica é de -17°C.

No Rio Grande do Sul, sete cidades tiveram temperaturas negativas e outros municípios registraram termômetros abaixo dos 3°C, o que por causa do tempo seco, indica formação de geada. A menor mínima do Estado gaúcho hoje foi de -3,7°C em Vacaria.

No sábado os termômetros começam a subir e boa parte da próxima semana no Sul será de calor. Curitiba deve registrar a mínima de 10ºC e a máxima de 19ºC. Deve chover a partir desta sexta-feira.