SÃO PAULO, SP – A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) proibiu a distribuição e comercialização, em todo o Brasil, de um lote da água mineral São Lourenço, produzida pela Nestlé.

Segundo a resolução publicada nesta sexta-feira no “Diário Oficia da União”, testes feitos pelo Instituto Adolfo Lutz apontara a presença da bactéria “Pseudomonas aeruginosa” acima do limite estabelecido na legislação sanitária.

O lote atingido é o 32966047S1 com validade de 23/10/2014. De acordo uma publicação do Instituto de Química da USP, a bactéria é praticamente inofensiva para pacientes saudáveis, mas pode causar infecções em “indivíduos imunocomprometidos, como pacientes de AIDS e câncer”.

A assessoria de imprensa da Nestlé divulgou uma nota de esclarecimento sobre o caso:

“Em relação à resolução da Anvisa publicada hoje no Diário Oficial da União, a Nestlé Waters informa que desde que recebeu o primeiro contato da autoridade sanitária, em fevereiro/14, informando sobre alteração de parâmetro no lote 32966047S1 da Água São Lourenço Natural Sem Gás 300 ml, produzido em outubro de 2013, tomou a decisão de suspender imediatamente a distribuição e comercialização do referido lote. A medida foi tomada ainda que controles internos, confirmados por análises realizadas em laboratório certificado pelo Inmetro, em diversas amostras do mesmo lote, não tivessem apontado nenhuma desconformidade com a legislação vigente.

A empresa reitera que a segurança e a qualidade de seus produtos são prioridades inegociáveis, razão pela qual adota rígidos padrões e controles em todas as etapas dos processos de fabricação.

Para o esclarecimento de dúvidas ou informação adicional, a empresa coloca à disposição dos consumidores os canais do Serviço Nestlé ao Consumidor e o telefone 0800 979 1819.”