SÃO PAULO, SP – Hillary Clinton teve ao menos um telefonema grampeado pelos serviços de inteligência alemães enquanto era secretária de Estado dos EUA, segundo denúncia publicada nesta sexta-feira (15) pelo jornal “Sueddeutsche Zeitung” e pelas redes NDR e WDR. O grampo teria sido acidental, porém o episódio, mesmo assim, tem potencial para agravar a tensão existente entre Berlim e Washington em torno do assunto.

Conforme as reportagens, a conversa foi interceptada quando Hillary estava a bordo do avião oficial americano. O jornal afirma que autoridades alemães que preferiram não revelar os seus nomes confirmaram que a escuta foi acidental e que o fato de a gravação não ter sido destruída imediatamente foi “uma idiotice”. O caso já teria sido mencionado em uma conversa entre o sucessor de Hillary no Departamento de Estado, John Kerry, e o ministro alemão das Relações Exteriores, Frank-Walter Steinmeier.

Nem o governo alemão nem o Conselho Nacional de Segurança dos EUA quiseram comentar a denúncia. No ano passado, um vazamento de informações confidenciais promovido pelo ex-agente da CIA Edward Snowden provocou um escândalo mundial ao revelar a ampla extensão do programa de espionagem americano. O caso abalou as relações entre EUA e Alemanha. Em julho passado, um funcionário da inteligência alemã foi preso acusando de espionar em benefício dos EUA.