O Coritiba perdeu por 1 a 0 para o Flamengo, neste domingo (dia 17) à tarde, no Couto Pereira, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo era um confronto direto na luta contra a queda para a segunda divisão. O Coxa segue na lanterna, em último lugar, com 12 pontos. A equipe carioca deixou a zona de rebaixamento e agora é o 13º colocado, com 16 pontos.

Com o resultado, o Coritiba segue sem vencer no Couto Pereira no Brasileirão 2014. Foram três empates e três derrotas nas partidas no local. O time marcou apenas um gol no próprio estádio na competição – Alex, de pênalti, no empate por 1 a 1 com o Internacional.A única vitória como mandante foi o 3 a 0 sobre o Goiás, na Vila Capanema.

O Coritiba não tinha Alex, lesionado, e Welinton, vetado por cláusula contratual. O time começou no esquema tático 4-2-3-1, com três meias ofensivos: Norberto na direita, Robinho centralizado e Geraldo na esquerda. O Flamengo veio no 4-3-3, mas atuou bastante recuado, esperando uma falha adversária para contra-atacar.

O time paranaense começou errando bastante: saída de bola, passes no meio, cruzamentos, dribles e posicionamento defensivo. Nessas falhas, o visitante criou três chances. Everton (ex-Atlético-PR e Paraná) perdeu gol feito aos 11 minutos, após aperecer livre na área para cabecear. Aos 16, ele aproveitou recuo errado de Baraka, invadiu a área e chutou para fazer 1 a 0. O Coxa seguiu nervoso e quase levou o 2º gol aos 27, quando Everton cruzou e Alecsandro, na cara do gol, chutou para fora.

No fim do 1º tempo, o Coritiba reagiu e partiu para a pressão, com pouca organização e muita garra. Acabou criando quatro chances, mas desperdiçou todas. A gente está bem. Só está faltando o último toque, disse o lateral-esquerdo Dener, no intervalo.

No intervalo, duas mudanças no Coritiba. Saíram o lateral-direito Reginaldo e o volante Baraka. Entraram o atacante Keirrison e o volante Hélder. Norberto passou para a lateral-direita. O time ficou no 4-4-2, com Keirrison e Zé Love no ataque. No Flamengo, o meia argentino Mugni entrou no lugar do atacante croata Eduardo da Silva.

O Flamengo praticamente não atacou no 2º tempo e montou um eficiente sistema defensivo. O Coritiba avançou e seguiu pressionando, mas criou poucas chances. Faltou criatividade no meio-campo e precisão no ataque.

No fim, aos 36 minutos, Robinho foi expulso ao levar o 2º cartão amarelo – por puxar a camisa do adversário.

Nos minutos finais, a torcida vaiou em coro jogadores, técnico e o presidente do clube.

CORITIBA 0 x 1 FLAMENGO
Coritiba: Vanderlei; Reginaldo (Keirrison), Luccas Claro, Leandro Almeida e Dener; Baraka (Helder), Germano, Norberto Robinho e Geraldo (Zé Rafael); Zé Love. Técnico: Celso Roth
Flamengo: Paulo Victor, Léo Moura, Marcelo, Wallace e João Paulo; Recife (Amaral), Márcio Araújo e Canteros; Éverton, Eduardo da Silva (Mugni) e Alecsandro (Arthur). Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Gols: Everton (16-1º),
Expulsão: Robinho (36-2º)
Cartões amarelos: Germano, Robinho (C). Everton, Canteros, Alecsandro (F).
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Público: 13.521 pagantes (16.455 total)
Renda: R$ 320.590,00
Local: Couto Pereira

PRINCIPAIS LANCES
Primeiro tempo
11 – Canteros cruza. Everton fica livre na área e cabeceia sobre o gol.
16 – Gol do Flamengo. Lançamento. Baraka recua mal. Everton aproveita, dispara, invade a área e toca na saída de Vanderlei.
21 – Escanteio. Robinho cruza na 1ª trave. Germano cabeceia. A bola passa muito perto.
25 – Geraldo recebe na ponta-esquerda, dribla dois, invade a área e chuta. A bola vai para longe.
27 – Everton cruza da esquerda. Na cara do gol, Alecsandro chuta para fora e perde gol feito.
29 – Robinho bate escanteio. Norberto domina na área, gira e chuta no alto. O goleiro espalma.
38 – Geraldo dá bom passe para Robinho, que recebe na área, gira e chuta. A zaga bloqueia.
39 – Lançamento para dentro da área. Germano domina e rola para Leandro Almeida. Ele chuta para fora e perde boa chance.
44 – Geraldo cruza rasteiro, com perigo. A zaga tenta tirar e quase faz contra. A bola passa perto, ao lado.

Segundo tempo
1 – Keirrison cai na área e pede pênalti.
8 – Keirrison cruza da direita. A bola quase entra direto. Toca no travessão e sai.
11 – Bela jogada. Geraldo dá bom passe para a área. Keirrison recebe e cruza rasteiro. A zaga tira antes que Zé Love finalize.
19 – Everton bate escanteio. Wallace cabeceia perto, ao lado do gol.
34 – Zé Love invade a área e cai ao dividir com Márcio Araújo. O árbitro não marca pênalti.
40 – Contra-ataque. Arthur recebe lançamento, invade a área e cai ao dividir