SÃO PAULO, SP – O ex-presidente americano George W. Bush postou nesta quarta-feira (20) um vídeo no Facebook participando do desafio do balde de gelo, que já foi aceito por diversas celebridades nos Estados Unidos.
O banho de água gelada -que deve ser postado em redes sociais- faz parte de uma campanha de doação para uma associação que ajuda no tratamento da Esclerose Lateral Amiotrófica (ou ALS, na sigla em inglês).
Pessoas são desafiadas a doar para campanha ou enfrentar a água fria.
No vídeo, Bush afirma que não é “função de um presidente” ser encharcado com água gelada e, por isso, ele iria fazer um cheque para doação à Associação ALS.
No entanto, sua mulher, Laura Bush, o “surpreende” e joga água em sua cabeça, dizendo que o cheque vale para ela, que “não pode estragar o cabelo”.
Do último dia 29 até esta quarta (20), a Associação ALS recebeu US$ 31,5 milhões em doações. No mesmo período do ano passado, as doações chegaram a US$ 1,9 milhão.
Como parte da brincadeira, Bush desafia o também ex-presidente Bill Clinton. “Ontem foi aniversário do Bill e o meu presente para ele será um balde de água gelada”, diz.
Bush, por sua vez, foi desafiado por vários americanos, como a filha Jenna Bush Hager e o jogador de golf Rory McIlroy.
DESAFIADOS
O desafio do balde de gelo já foi aceito celebridades como Oprah, Justin Bieber, Britney Spears, Bill Gates, Mark Zuckerberg, Lady Gaga, Charlie Sheen e Shakira -que desafiou o papa Francisco.
O presidente americano, Barack Obama, não quis participar do desafio. “A sua contribuição será monetária”, disse a Casa Branca.
Vladimir Putin também se recusou a participar. O porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, disse que ele não sabia sobre o desafio e que “tinha outros compromissos na agenda”, segundo o jornal The Independent.
A Esclerose Lateral Amiotrófica é uma doença degenerativa que ataca as células do sistema nervoso central responsáveis pelos movimentos voluntários dos músculos.