SÃO PAULO, SP – O ex-ciclista Lance Armstrong declarou que nunca teria confessado o uso de anabolizantes para competir se não fossem as investigações da Agência Antidoping dos EUA (Usada), que em 2012 revelaram um sofisticado esquema de doping mantido pelo americano durante sua carreira profissional.

“Uma vez que você diz ‘não’, tem que continuar dizendo ‘não’ “, disse Armstrong. “Se essas coisas não tivessem acontecido na investigação federal, eu provavelmente continuaria dizendo ‘não’ [quando perguntado se havia se dopado] com a mesma convicção e o mesmo tom de antes. Mas a mentira foi descoberta”, disse.

A declaração foi dada em entrevista por telefone à rede americana CNN publicada nesta quarta-feira (20). Durante toda sua carreira, que acabou em 2012, Armstrong foi acusado diversas vezes de usar substâncias ilícitas para melhorar seu desempenho nas provas, mas só admitiu que as acusações eram verdadeiras em 2013, no programa da apresentadora Oprah Winfrey.

Armstrong, antes considerado um dos melhores ciclistas da história, venceu sete vezes a Volta da França. Com o escândalo de doping, o americano perdeu todos os títulos e foi banido das competições sancionadas pela Agência Mundial de Antidoping (Wada). Além disso, ele enfrenta diversos processos judiciais – um deles é movido pelo governo federal americano, que o patrocinava e pede até US$ 100 milhões (cerca de R$ 225 milhões) de indenização.

Agora, Armstrong prepara um livro em que promete contar tudo o que aconteceu. “Não vai ter papo furado”, disse. “Eu preciso escrever um livro e ele precisa ser bem cru […] precisa ser intenso e transparente. Tem que ser o livro certo, no tom certo.”