SÃO PAULO, SP – A Samsung se uniu à Barnes & Noble, uma das maiores redes de livraria dos Estados Unidos, para lançar nesta quarta-feira (20) o Galaxy Tab 4 Nook, tablet com foco na leitura de livros digitais. Com preço de US$ 179, o dispositivo está sendo lançado somente nos Estados Unidos e ainda não há informações sobre expansão para outros mercados.

O aparelho combina o hardware do Galaxy Tab 4 da Samsung com o software da Nook -família de tablets e e-readers desenvolvidos pela Barnes & Noble que não fez sucesso entre os consumidores. O novo tablet, que roda Android, tem tela de 7 polegadas com resolução de 1200 x 800 pixels, câmera frontal (1,2 Mpixels) e traseira (3 Mpixels) e dá acesso tanto à App Store do Nook quanto ao Google Play.

Os usuários terão acesso também à livraria digital da Barnes & Noble, que inclui mais de 3 milhões de livros, revistas e jornais. Em entrevista à “Associated Press”, o presidente-executivo da Barnes & Noble, Mike Huseby, disse que os tablets Nook “não venderam bem porque não ofereciam muitas funcionalidades”, erro que foi corrigido com a integração com a Samsung.

O acordo entre as empresas para desenvolver o produto já havia sido anunciado no começo de junho. Em fevereiro, um e-mail enviado pela Barnes & Noble a editores atendidos no Brasil pela distribuidora digital Xeriph sugeriu que a livraria pode começar a fazer negócios no país.